Leci Brandão faz show, nesta quinta-feira (5), na Feira da Agricultura Familiar

A 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF) prossegue, nesta quinta-feira (5), na Lagoa da Jansen, em São Luís, com várias atividades envolvendo o pequeno produtor rural.

No campo cultural, a cantora Vanessa da Mata fez um show memorável, na noite de quarta-feira (4), exatamente no momento em que chegaram as primeiras chuvas depois do período de estiagem no Maranhão.

A partir das 19h desta quinta-feira (5) tem shows de Flávia Bittencourt, Leci Brandão, Forró Pé de Serra do seu Raimundinho.

Na sexta-feira (6) tem Josias Sobrinho, Zeca Baleiro e Rosa Reis e, no sábado (7), a série de shows encerra com as apresentações de Célia Sampaio, Odair José e Fauzi Beydoun.

O Espaço Tecnológico da feira, que apresenta produtor na área de inovações para modernizar a produção agrícola da agricultura familiar, ganhou projeção nacional, com matéria em jornais da Rede Globo que está mostrando, juntamente, que a tecnologia agrícola, sempre vinculada ao agronegócio, ao grande produtor, está sendo apresentada, nesta feira, como uma opção de equipamentos voltados para o pequeno produtor rural.

A 2ª FEMAF funciona das 8h às 22h, até sábado (7), com uma programação variada, que inclui seminários, minicursos, exposição de equipamentos agrícolas, além de espaços temáticos como a vitrine viva e a horta medicinal verticalizada.

Para este ano, a Feira reúne produtos e serviços oferecidos por 30 associações, cooperativas de quilombolas, quebradeiras de coco babaçu entre outros segmentos da chamada economia criativa.

Primeiro dia

O primeiro dia da 2ª Feira da Agricultura Familiar do Maranhão (Femaf), na quarta-feira (4), foi marcado pela solenidade de abertura oficial.

“Esta feira está consolidada como uma vitrine para a agricultura familiar do Maranhão. A Femaf já é parte do calendário cultural do Maranhão, celebrando a união entre o campo e a cidade”, enfatizou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Bira do Pindaré.

Espaços temáticos

Este ano, o público pode contar com espaços temáticos para todos os gostos, de comercialização de produtos sustentáveis à exposição de inovações tecnológicas, passando por minicursos, oficinas e atrações culturais. Para os agricultores familiares é uma grande oportunidade de projeção de seus trabalhos.

A feira está dividida em oito espaços temáticos:

  • Espaço de Comercialização (produtos da agricultura familiar, economia solidária e comunidades tradicionais
  • Espaço Institucional (exposição de políticas públicas e programas voltados ao desenvolvimento rural)
  • Espaço Tecnológico (inovações para modernizar a produção agrícola)
  • Espaço do Conhecimento (palestras, minicursos e oficinas técnicas, etc.)
  • Espaço da Cidadania (serviços de inclusão social e cidadania)
  • Espaço do Artesão (artesanato local e valorização da cultura manual)
  • Espaço da Gastronomia (degustação de pratos típicos feitos com ingredientes da agricultura familiar)
  • Espaço Cultural (programação artística e cultural, incluindo música, dança e exposições fotográficas e de pinturas).

 (Foto/Capa/Secom-MA): mulheres da agricultura familiar