O Ministério da Educação (MEC) divulgou que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ofertará 112.168 vagas em 2025, divididas em duas etapas: 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 no segundo. A decisão foi oficializada pelo Comitê Gestor do Fies (CG-Fies) e publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (31).
Além disso, o plano prevê a manutenção de vagas em níveis semelhantes para os anos de 2026 e 2027, conforme estabelecido no Plano Trienal do Fies.
Inclusão e investimentos
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do Fies para democratizar o acesso ao ensino superior.
“Vamos garantir novas vagas para o Fies em 2025, permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. O governo do presidente Lula está investindo mais de R$ 774 milhões no Fies, um programa que abre portas para milhares de brasileiras e brasileiros terem uma educação de qualidade”, afirmou.
Os recursos serão destinados ao Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), que assegura a viabilidade financeira do programa. Para Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Fies é uma ferramenta essencial para promover inclusão educacional.
“O Fies é uma ferramenta transformadora, que promove inclusão educacional e abre portas para o futuro de milhares de jovens. Com essas vagas, reforçamos o compromisso de garantir acesso ao ensino superior de qualidade em nosso país”, afirmou Pacobahyba.