Histórico: Filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” recebe 3 indicações ao Oscar; Fernanda Torres concorre como Melhor Atriz

O Brasil celebra um momento histórico no cinema. O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, conquistou três indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz, esta última para a consagrada atriz Fernanda Torres. A divulgação dos indicados foi feita na manhã desta quinta-feira (23), em transmissão global vinculada ao Red Carpet.

Baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, o longa narra o drama de sua família durante o regime militar, com foco em Eunice Paiva, personagem interpretada por Fernanda Torres. O roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega, elogiado pela profundidade e originalidade, aborda com sensibilidade temas como amor, resiliência e superação diante de perdas.

O desempenho de Fernanda Torres, filha da icônica Fernanda Montenegro, vem sendo amplamente aclamado. A atriz já havia conquistado o Globo de Ouro 2025 por sua interpretação, dedicando o prêmio à mãe, que também marcou história ao ser indicada ao Oscar em 1999 por “Central do Brasil”, dirigido pelo mesmo Walter Salles.

Após seu sucesso nos cinemas brasileiros e em plataformas internacionais de streaming, a indicação a Melhor Filme Internacional já era aguardada. A atuação de Fernanda Torres, que dá vida à força e à dor de Eunice Paiva, colocou a artista em destaque entre grandes nomes da atuação mundial.

O Brasil no Oscar

Esta não é a primeira vez que o Brasil chega à maior premiação do cinema. Desde “O Pagador de Promessas”, em 1963, o país já emplacou filmes em categorias como Melhor Filme Internacional, Melhor Documentário e Melhor Roteiro Adaptado. No entanto, poucas vezes conquistou tantas indicações em uma única edição, aumentando as expectativas para a cerimônia.

Filmes brasileiros indicados ao Oscar:

1963: O Pagador de Promessas (Melhor Filme Internacional)

1996: O Quatrilho (Melhor Filme Internacional)

1998: O Que é Isso, Companheiro? (Melhor Filme Internacional)

2004: Cidade de Deus (4 categorias, incluindo Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado)

2016: O Menino e o Mundo (Melhor Filme de Animação)

2020: Democracia em Vertigem (Melhor Documentário)

2025: Ainda Estou Aqui (Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz).

A cerimônia

A 96ª edição do Oscar acontece no dia 10 de março de 2025, no Dolby Theatre, em Los Angeles, Califórnia. O Brasil estará na torcida para que “Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres marquem mais uma conquista histórica para o cinema nacional.