Campanha “Vacina para Todos” aplica quase 7 mil doses e reforça imunização no Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem avançado na imunização da população com a campanha “Vacina para Todos”. Em duas etapas realizadas entre os dias 16 a 18 e 23 a 25 de janeiro, foram aplicadas 6.851 doses de vacinas em postos instalados nos principais shoppings da Grande São Luís, como os shoppings da Ilha, Golden, Rio Anil e Pátio Norte.

A iniciativa, parte da gestão do governador Carlos Brandão, visa ampliar o acesso da população às vacinas e reforçar a proteção contra diversas doenças. “Com a campanha, estamos levando proteção de forma acessível à população. Já estamos programando as próximas ações, mas é importante que as pessoas atualizem suas carteiras de vacinação nos postos de saúde mais próximos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Na primeira etapa, realizada entre 16 e 18 de janeiro, foram aplicadas 3.731 doses, sendo 2.152 no Shopping da Ilha e 1.579 no Golden Shopping. Já na segunda etapa, entre 23 e 25 de janeiro, foram administradas 3.120 doses, distribuídas entre o Shopping Rio Anil (1.711) e o Shopping Pátio Norte (1.409).

A campanha contou com forte colaboração entre o Governo do Maranhão e os municípios, garantindo o sucesso da ação. Segundo Halice Figueiredo, chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, a receptividade foi positiva. “A campanha foi um grande sucesso. A população elogiou a organização, a humanização do acolhimento e o atendimento das equipes, que estavam capacitadas para atender às famílias”, comemorou.

Diversas vacinas do Calendário Nacional de Imunização foram disponibilizadas, incluindo imunizantes contra Covid-19, Influenza, Hepatite B, Poliomielite Inativada, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A, DTP, HPV e Varicela.

Continuidade da vacinação

Além das campanhas pontuais, a vacinação segue disponível nos postos fixos da gestão estadual em São Luís:

Policlínica do Vinhais: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; sábados, das 8h às 12h.

Policlínica da Cidade Operária: segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h; sábados, das 8h às 12h.

Policlínica Vila Luizão: segunda a sexta, das 8h às 12h; segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h.

Hospital Genésio Rego (Vila Palmeira): segunda a sexta, das 8h às 18h.

Hospital Aquiles Lisboa (Bonfim): segunda a sexta, das 7h30 às 17h.