A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) está realizando, nesta quarta-feira (19), mais uma etapa de recuperação de celulares furtados, roubados ou perdidos nos quatro municípios da Grande Ilha de São Luís.
A ação começou às 9h30 e prosseguem até às 16h, no Ginásio Castelinho, em São Luís.
A ação integra o Meu Celular de Volta, um programa contínuo, com ações permanentes, criado pela SSP-MA.
Desta vez, a Polícia Civil concentrou forças em 1.000 ocorrências policiais registradas, no ano passado, em São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José Ribamar.
As intimações resultantes das ocorrências, foram encaminhadas no último sábado (15), via WhatsApp, e todos que a receberam devem comparecer, nesta quarta-feira (19), ao Ginásio Castelinho, no bairro Jordoa, para devolver o aparelho mencionado na intimação que recebeu e prestar esclarecimentos.
No local, estão cerca de 100 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, estão analisando, individualmente, cada caso. O atendimento é por ordem de chegada, com observância das prioridades de cada grupo.
Os aparelhos recuperados nesta fase serão devolvidos aos verdadeiros donos em ocasião posterior, semelhante ao mutirão realizado na primeira etapa, realizada em novembro passado, em que mais de 500 celulares foram entregues.
Fique por dentro
Centenas de aparelhos de celular foram recuperados pela Polícia Civil do Maranhão desde o início do programa Meu Celular de Volta. A maioria deles, mais de 500 celulares, foi devolvida aos verdadeiros donos em um mutirão de entrega do programa, em novembro do ano passado, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís.
Tire dúvidas
Sou obrigado a comparecer se for intimado?
Sim, o comparecimento ao Ginásio Castelinho em data e horário informados é obrigatório se tiver recebido intimação da Polícia Civil.
E se eu tiver sido intimado e não comparecer?
O não comparecimento para devolução do aparelho ou prestação de esclarecimentos poderá configurar desobediência, crime previsto no artigo 330 do Código Penal.
Por que recebi a intimação se meu celular foi comprado e não roubado ou furtado?
É possível que seu celular tenha sido adquirido de uma fonte não confiável, como um vendedor ou loja envolvida em atividades de receptação de produtos roubados ou furtados.
Como prevenir a compra de um celular de fonte duvidosa?
Para evitar problemas, sempre compre aparelhos em lojas autorizadas ou revendedores de confiança. Verifique se o celular possui nota fiscal, observe a procedência do vendedor e prefira comprar de estabelecimentos com boa reputação.
Quais outros pontos devo levar em consideração no momento da compra?
Evite adquirir produtos por preços muito abaixo do mercado, especialmente de vendedores desconhecidos ou em plataformas informais. Além disso, checar o IMEI do aparelho pode ajudar a garantir que ele não está vinculado a crimes.
O que é IMEI? Onde posso encontrar o número?
Cada celular tem um número de identificação único e global, chamado de IMEI. Fazendo uma analogia, equivale ao número de chassis de um carro, ou seja, é único para cada aparelho celular. O IMEI do aparelho é informado na própria caixa, além disso, pode ser acessado ao digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.