O governador Carlos Brandão, e outras autoridades, participaram da 6ª edição do tradicional Banho de Axé, um rito de purificação que reafirma a presença e a resistência dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana no Maranhão.
A cerimônia aconteceu na tarde e noite de sábado (22) no Centro Histórico de São Luís. Iniciou em frente ao Palácio dos Leões. Em seguida, o cortejo seguiu até a Praça da Fé, na Praia Grande.
Participaram mais de 60 grupos de culto de mina e capoeira.
Carlos Brandão recebeu o cortejo em frente ao Palácio dos Leões, onde ressaltou a importância do respeito à liberdade religiosa e à diversidade cultural no estado.
“É com alegria que festejamos as manifestações dos povos de matriz africana, com muito respeito, dignidade e em defesa da liberdade religiosa e cultural do Maranhão”, afirmou Carlos Brandão.
A celebração incluiu o ato de aspergir água perfumada nos participantes e na cidade, o que simboliza a limpeza do corpo e do espírito em um gesto de renovação.
O Banho de Axé é, também, uma poderosa ferramenta de combate à intolerância religiosa e ao racismo. Através dele, a cultura afro-maranhense ganha força dentro do carnaval.