Neste sábado, dia 8 de março, é celebrando o Dia Internacional da Mulher. E a Rádio Timbira FM homenageia as mulheres do Maranhão, e de todo o mundo, em vários programas.
A diretora Geral da Timbira FM, Maria Spíndola, saúda as mulheres, no dia delas, em nome de toda a equipe da emissora.
No programa Cafeína, por exemplo, os apresentadores Amanda Couto e Aécio Macchi fizeram várias referências a data.
No programa Timbira a La Carte, o radialista Robson Jr. selecionou um cardápio de músicas ligadas às mulheres, entre as quais “Cor-de-rosa choque”, de autoria de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
A apresentadora Ana Guimarães também homenageou as mulheres, no Timbira News – 2ª Edição, assim como o jornalista Edvaldo Oliveira, no Timbira News – 1ª Edição
Comemorações
Várias atividades referentes às mulheres estão programadas para este mês. São ações promovidas pelo Governo do Maranhão, por empresas e por instituições como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae Maranhão) e o Sistema S, formado pelo SESC, SESI, Senai e Senac.
Governo do Maranhão intensifica ações de saúde e prevenção para mulheres
Em alusão ao mês dedicado às mulheres e à conscientização sobre o combate ao câncer de colo de útero, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), promove uma série de ações na Região Metropolitana de São Luís e municípios do interior do estado.
A campanha “Março Delas: Por Elas, Com Elas, Para Todas” vai ampliar o acesso a serviços de saúde e prevenção, com foco no bem-estar e na qualidade de vida das mulheres maranhenses.
As atividades iniciaram na sexta-feira (7) na Vila Maranhão, Comunidade Cajueiro, na zona rural de São Luís, próximo ao Posto Roma BR 135. Foram oferecidas consultas em diversas especialidades, incluindo ginecologia, dermatologia e clínica médica.
Entre os serviços disponibilização exames de mamografia, ultrassonografia, exames preventivos, testes rápidos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
Entre os principais destaques da campanha estão as Carretas da Mulher Maranhense, unidades móveis equipadas para realizar exames de Papanicolau, essenciais na detecção precoce do câncer de colo de útero.
Atualmente, o estado dispõe de três dessas unidades móveis, todas com o mesmo padrão de qualidade. Duas atenderão, neste mês, municípios do interior, enquanto a terceira atuará nos municípios que compõem a Grande Ilha, visando ampliar o alcance dos serviços de saúde e assegurar que mais mulheres tenham acesso aos exames preventivos.
Carol Arruda, coordenadora do Viva Mulher, departamento responsável pela Carreta da Mulher, enfatiza a importância da iniciativa. “Um dos direitos básicos que nós, mulheres, temos é o direito à saúde, e a Secretaria Estadual das Mulheres faz de tudo para promover isso, levando para todas as mulheres de todo o nosso Maranhão e da nossa região metropolitana mais saúde, mais informação, com exames de ultrassonografia, papanicolau, mamografia e várias especialidades médicas”, afirmou.
Com a ampliação das unidades móveis e a expansão dos serviços oferecidos, o Governo do Maranhão reafirma seu compromisso em levar saúde e dignidade a todas as mulheres do estado, especialmente às que residem em áreas de maior vulnerabilidade social. A campanha “Março Delas” representa um marco na luta por mais equidade e cuidado integral à saúde feminina no Maranhão.
Programação das ações neste mês
• 07/03: Vila Maranhão;
• 10/03: Timbiras;
• 12/03: Peritoró;
• 13/03: Trizidela do Vale;
• 14/03: São Raimundo Doca Bezerra;
• 17/03: Tutóia;
• 19 e 20/03: Parnarama;
• 22/03: Paço do Lumiar;
• 24/03: Itaipava do Grajaú;
• 26/03: Jenipapo dos Vieiras;
• 27/03: Jenipapo dos Vieiras – Mulheres Indígenas;
• 29/03: Poção de Pedras;
• 31/03: Barra do Corda.
Shopping da Criança promoveu programação alusiva ao Dia da Mulher
O Shopping da Criança, órgão ligado à Secretaria de Estado de Governo (Segov), realizou, nesta sexta-feira (7), uma série de programações alusivas ao Dia da Mulher, celebrado em 8 de março. As atividades são voltadas às mães das crianças em atendimento, profissionais e demais servidoras da pasta.
A programação do Dia da Mulher iniciou às 9h, com uma palestra ministrada pela psicóloga da Casa da Mulher Brasileira, Edla Ferreira, sobre temas como violência contra a mulher, canais de denúncias e outros assuntos referentes à proteção e garantia de direitos às mulheres.
À tarde, a partir das 15h, são palestras com profissionais do Shopping da Criança, atividades com educadores físicos e aulão de zumba para as mulheres presentes.