A campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza começa, oficialmente, no Brasil, nesta segunda-feira (7). A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação e o cartão de vacinação.
Vacinação no Maranhão
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), antecipou a vacinação contra a gripe Influenza, neste ano, por meio de ações realizadas em vários locais, como shoppings de São Luís. Mais de 700 doses da vacina já foram aplicadas por meio das campanhas da SES.
A SES já recebeu, do Ministério da Saúde, o primeiro lote de 188 mil doses da vacina Influenza (gripe) para a estratégia de vacinação. As doses estão sendo distribuídas para as 19 Unidades Regionais de Saúde do Maranhão que distribui aos municípios.
No Maranhão são 1.908 salas de vacinação, maioria mantida pelos municípios. Cinco destas salas estão sob a gestão da Rede Estadual de Saúde.
Eficácia
A vacina protege contra três tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria).
Estudos do Centro de Controle de Doenças dos EUA demonstram que a vacinação reduz em 35% as hospitalizações por gripe na população de risco.
Entre pessoas com doenças crônicas, a eficácia chega a 58,7%, reforçando a importância da imunização para quem tem condições de saúde preexistentes.
Estratégia de vacinação
Neste ano, a estratégia de vacinação será diferenciada por faixa etária. Crianças entre 6 meses e 8 anos que nunca foram vacinadas contra influenza receberão duas doses com intervalo de 30 dias, enquanto as demais idades receberão dose única anual.
A SES ressalta que mesmo quem já tomou a vacina em anos anteriores precisa se imunizar novamente, pois o vírus sofre mutações e a proteção precisa ser renovada.
A vacina contra a Influenza deste ano protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B, que estão em circulação no país.
A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis, Halice Figueiredo, destacou a importância da mobilização antecipada.
“A estratégia de antecipar a vacinação foi essencial para lembrar a população da importância da vacinação, em locais estratégicos de grande circulação. Lembramos que nacionalmente a vacinação inicia dia 7 de abril e convidamos os maranhenses a buscar uma das 1.908 salas de vacinação no Maranhão”, reforçou.
Os grupos prioritários são:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– Gestantes e puérperas (mulheres em situação pós-parto)
– Idosos a partir de 60 anos;
– Trabalhadores da saúde;
– Professores do ensino básico e superior;
– Povos indígenas e quilombolas;
– Pessoas em situação de rua;
– Profissionais das forças de segurança, de salvamento e das Forças Armadas.