AgroBalsas 2025 prossegue com leilões, exposições e palestras

A 21ª edição da Feira Agropecuária de Balsas (AgroBalsas) 2025, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, prossegue, nesta quinta-feira (14) com várias atividades.

A AgroBalsas está sendo realizada, até sexta-feira (16), no Parque AgroBalsas, a Fazenda Sol Nascente (km 386, na BR 230), no município de Balsas, localizado ao sul do Maranhão.

Com o tema Construindo Pontes, a programação da AgroBalsas 2025 segue até sexta-feira (16). A organização é da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapen).

Empresas, órgãos e entidades sociais estão com exposições na feira. A estimativa é que cerca de 200 mil pessoas participem do evento, incluindo produtores rurais, pesquisadores, professores e estudantes universitários.

Detalhes sobre a AgroBalsas

Veja a Programação

Programação 2025

Isenção da contribuição especial de grãos

 Na AgroBalsas, o governador Carlos Brandão anunciou a isenção da contribuição especial de grãos destinados a produtores rurais do Maranhão.

Com a medida, os beneficiários estarão eximidos de efetuar o pagamento referente à Contribuição Especial de Grãos (CEG) até 31 de julho. O benefício visa reduzir os custos para os produtores rurais e incentivar a produção de grãos no estado.

A partir de 1º de agosto, os produtores pagarão apenas 0,5% do valor da contribuição. O governador explicou que a decisão se estende, ainda, para o ano de 2026, sendo que será cobrado o valor de apenas 1% da contribuição.

Balonismo na Chapa das Mesas

Durante a abertura da AgroBalsas, o governador realizou voo experimental com foco no incentivo à prática de balonismo na região da Chapada das Mesas e elogiou a iniciativa. A proposta foi idealizada pela Superintendência de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Fapema

O estande A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) na AgroBalsas apresenta uma agenda voltada ao incentivo e apoio à pesquisa, à inovação e incentivos ao setor tecnológico regional.

A Fapema também se destaca no apoio à pesquisa científica e tecnológica na região de Balsas, com ênfase para projetos voltados ao desenvolvimento de negócios locais.

Ao longo da semana, a Fundação promove exposições de livros apoiados por seus programas, sorteios, e exibição de vídeos com cases de sucesso, conectando a população e os participantes do evento às experiências práticas de pesquisa aplicada no Maranhão.

Na quarta-feira (14), às 17h, dois projetos ganham destaque: o biofungicida da Orgânica F. Barro será reapresentado, ao lado do projeto ‘Reforçando a segurança em áreas portuárias: utilizando vídeo monitoramento para proteção de pessoas’, sob coordenação de Jefferson Fontinele, que investiga o uso de tecnologia em prol da segurança em zonas estratégicas do estado.

Seguem as exposições e sorteios de livros, bem como os vídeos de projetos de sucesso apoiados pela Fapema, na quinta (15) e sexta-feira (16). Na sexta, às 17h, o projeto sobre segurança em áreas portuárias será reapresentado.

Armazém do Empreendedor

A Secretaria de Indústria e Comércio estará presente com o Armazém do Empreendedor do Maranhão, uma vitrine de produtos e serviços genuinamente maranhenses, além de ações institucionais voltadas para o público em geral.

Ao todo, serão cerca de 50 empreendedores de diversas regiões do estado apresentando produtos e serviços ao longo dos cinco dias de evento.

A grande novidade deste ano será a Vila Food Chopp, um espaço reservado para restaurantes, lanchonetes e choperias, que funcionará como praça de alimentação para o público, com programação cultural ao longo de toda a feira.

Já para os empresários da região, a Seinc levará uma programação de palestras e capacitações na área de empreendedorismo, em parceria com o Sebrae, a UEMA e a Fapema. As atividades serão abertas ao público e acontecerão no auditório do espaço Armazém do Empreendedor.

No mesmo espaço, será realizada uma rodada de negócios, promovida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio, Inovação e Turismo de Balsas. O objetivo é fomentar a prospecção e as vendas entre os empreendedores convidados pela Seinc e os comerciantes e empresários da cidade de Balsas e região.

O AgroBalsas 2025 acontecerá de 12 a 16 de maio, das 18h às 22h, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, Maranhão.

Meio Ambiente

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) participará da Agrobalsas está levando para a AgroBalsas, serviços e atividades voltadas à promoção da sustentabilidade e à conscientização ambiental.

Atendimento disponibilizando

– Orientações sobre Outorgas (orientações sobre solicitações de outorga de uso da água);

– Licenciamento Ambiental Agrossilvipastoril (consultas de processos e orientações para solicitação de licenciamento ambiental);

– Programa Floresta Viva Maranhão (exposição de informações sobre reflorestamento e recuperação ambiental);

– Simplifica Maranhão (balcão de atendimento sobre o programa Simplifica Maranhão);

– Sistema SISREV-MA (suporte técnico e explicações sobre o sistema estadual de logística reversa)

– Encerramento de Lixões (informações sobre a política de encerramento de lixões no estado), Oficina de Compostagem (atividade educativa sobre manejo e reaproveitamento de resíduos orgânicos).

– Na quarta-feira (14), a Sema realizará capacitação sobre o programa Simplifica Maranhão direcionado a técnicos municipais, empreendedores e consultores ambientais.

UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Balsas, marcará presença no AgroBalsas 2025 com uma exposição interativa e pequenos eventos organizados por cursos como Agronomia, Enfermagem, Letras, Pedagogia e Matemática.

Com 400 vagas disponíveis, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Uema (SigUema). Os participantes receberão certificados ao final do evento.

Duplicação da biorrefinaria de grãos da Inpasa

Antes da abertura da abertura da AgroBalsas, Caros Brandão visitou a empresa Inpasa Brasil e anunciou a duplicação dessa biorrefinaria de grãos que está instalada em Balsas,

Com a duplicação, 4,5 mil empregos serão gerados direta e indiretamente na região. Após a finalização da obra, a previsão é a manutenção de 500 empregos em Balsas.