Maranhão lança campanha Junho Laranja

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou, no Maranhão, a campanha Junho Laranja, uma iniciativa de âmbito nacional voltada para a prevenção de queimaduras. O evento de lançamento foi em São Luís.

Organizada pelo Hospital da Ilha, em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a campanha tem como tema central “Violência contra a mulher: Marcas no corpo, feridas na alma”.

O foco principal é a prevenção, acolhimento e denúncia de casos de agressão envolvendo queimaduras.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reforçou o compromisso da rede estadual com o atendimento humanizado e o enfrentamento à violência de gênero.

Tiago Fernandes informa que a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) tem sido um pilar fundamental ao atendimento às vítimas de queimaduras pois uma média de 80 mulheres foram atendidas na unidade com queimaduras.

“O mais alarmante é que, dessas 80 mulheres, 4 em cada 10 são vítimas de feminicídios, um dado inaceitável que reforça a urgência de conscientização e empatia no tratamento dessas vítimas”, denuncia Tiago Fernandes.

O cuidado na UTQ, segundo o secretário da SES, vai além da recuperação física. Envolve, também, a qualificação contínua dos profissionais e a oferta de um atendimento humanizado.

Campanha

A campanha deste ano faz um alerta: A violência doméstica tem deixado marcas permanentes no corpo e na vida das mulheres, muitas vezes por meio de queimaduras.

Para a presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), Kelly Danielle Araújo, é essencial que o debate sobre o tema seja ampliado.

“Pesquisas recentes em centros especializados apontam o crescimento desses casos, especialmente envolvendo feminicídio e autoextermínio. É um recorte necessário, pois muitas dessas mulheres sofrem anos de violência silenciosa até que a agressão atinja o corpo. Trazer esse debate à tona é dar voz e força para que elas rompam o ciclo ”, evidenciou Kelly.

Vítimas

Entre as mulheres atendidas os dados são alarmantes. Foram 32 casos de tentativas de morte violenta: 13 feminicídios (41%), 14 tentativas de autoextermínio (44%) e cinco homicídios (15%). Também foram registradas queimaduras por atrito em dois casos. Os números reforçam a urgência de discutir a violência contra a mulher a partir das marcas físicas e emocionais que esse tipo de agressão deixa.

De maio de 2023 a maio de 2025, a UTQ atendeu 360 pacientes – 201 adultos e 159 crianças. Entre os adultos, 59% eram homens e 41% mulheres. As queimaduras térmicas foram as mais comuns entre adultos (70%), enquanto que entre crianças predominaram os escaldamentos (53%). Ao todo, foram registradas 290 altas hospitalares nesse período.

A diretora-geral do Hospital da Ilha, Carol Hortegal, destacou o avanço representado pela criação da UTQ no estado e a importância de dar visibilidade às mulheres vítimas de violência. “Antes, nossas pacientes precisavam ser transferidas para outros estados. Hoje temos uma estrutura de excelência.

A campanha Junho Laranja é um marco para reafirmar nosso compromisso com a saúde e com a prevenção de novos casos. As mulheres continuam sendo as mais atingidas, muitas vezes em silêncio, e precisamos enfrentar isso com seriedade”, alertou a diretora.