Porto do Itaqui atinge novo patamar com duas operações STS no mesmo dia

O Porto do Itaqui e a Transpetro alcançam mais um marco inédito. As empresas realizam, nesta quinta-feira (3), às 14h, no Porto do Itaqui, duas operações Ship-to-Ship (STS) simultâneas, uma no Berço 106 e outra no Berço 108.

A operação STS acontece, pela primeira vez no Berço 108.

O STS consiste na transferência de carga entre navios. O procedimento permite uma redução significativa no tempo das operações, gera mais produtividade ao Itaqui e reforça seu papel estratégico no abastecimento nacional de combustíveis.

As operações Ship-to-Ship no Porto do Itaqui desempenham uma função vital estratégica na cadeia logística, ao proporcionar maior eficiência, redução de custos e otimização no recebimento e na distribuição de combustíveis e outras cargas.

É um tipo de operação permite a transferência direta de carga entre navios, sem a necessidade de atracação no cais. Com isso, os berços permanecem disponíveis para outras atividades, reduzindo o tempo de espera das embarcações e aumentando a produtividade do porto.

As operações trazem dois destaques importantes: no Berço 108, acontece a estreia da operação Ship-to-Ship (STS) com a transferência de 6 mil metros cúbicos de querosene de aviação (QAV) do navio Maersk Callao, vindo da Bahia, para o navio Horizon Theano, com destino ao Pará. A fase de testes de STS no 108 iniciou em fevereiro de 2025. Antes, o procedimento era feito apenas no Berço 106.

A ampliação da infraestrutura operacional reforça a posição estratégica do Porto do Itaqui como um dos principais hubs de movimentação de combustíveis do Brasil. Já no Berço 106, a operação envolve o descarregamento de 40 mil metros cúbicos de diesel S10 do navio Hafnia Neso, oriundo dos Estados Unidos, para o navio Honesty, também com destino ao Pará.

Hub de combustíveis

No mês de junho de 2025, o Itaqui chegou ao marco de 40 operações Ship-to-Ship realizadas, totalizando 1.000.000 de metros cúbicos de combustíveis movimentados. A cada ano, o porto se consolida como um dos mais importantes canais de recebimento e distribuição de derivados de petróleo do Brasil, recebendo diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo) e combustível marítimo (MGO) do Brasil e do mundo.

Em 2024, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o Porto do Itaqui movimentou 8 milhões de toneladas de granéis líquidos. Desse total, cerca de 3,4 milhões de toneladas foram importações de derivados de petróleo. Tal volume representou 28% do total movimentado por portos públicos no país; 43% dos portos públicos do Arco Norte e 18% do total entre portos públicos e privados em nível nacional.

Portfólio de cargas

Os combustíveis operados no porto são, dentro dos derivados de petróleo, diesel, gasolina, querosene de aviação e óleo combustível. Além destes, opera-se, em menor volume, álcool/etanol, também importados dos Estados Unidos. Os combustíveis de destaque são o diesel e a gasolina, que conectam o Porto do Itaqui a vários países do mundo, principalmente Rússia, Estados Unidos, Omã, Kuwait, Índia, Emirados Árabes, Países Baixos, Espanha, Arábia Saudita e Senegal.