Os consumidores de São Luís estão apostando em presentes de uso pessoal para celebrar o Dia dos Pais.
Segundo Pesquisa de Intenção de Consumo, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), os itens mais procurados são roupas (36,1%), calçados (22,3%) e perfumaria (20,3%), evidenciando um perfil de consumo planejado e com apelo afetivo.
A pesquisa também identificou que o Dia dos Pais deve movimentar R$ 96 milhões no comércio de São Luís.
Presentes
Os locais de compra preferidos mostram a força do varejo físico. São 38,9% dos consumidores comprando em lojas de shopping, 33,8% no comércio popular da Rua Grande e 32,9% em lojas de bairro ou galerias.
Quanto ao comércio eletrônico, 4,5% devem utilizar. Já camelôs e o Centro Histórico somam menos de 3% da preferência.
Nos meios de pagamento, o cartão de crédito lidera com 56,1% das intenções, especialmente com parcelamentos curtos entre 2 e 4 vezes (68,2%). Pagamentos à vista por PIX ou dinheiro vêm em seguida (39,7%), enquanto o cartão de débito é citado por 20,6%. Modalidades como carnês e cheques têm baixa adesão.
Em relação aos fatores que influenciam a decisão de compra, os consumidores destacam preços (68,2%) e promoções (68%) como os principais atrativos. Variedade de produtos (22,8%) e atendimento dos vendedores (16,5%) também impactam a escolha. Itens como vitrine, disponibilidade imediata e escolha prévia da loja têm peso menor, mas seguem relevantes em um ambiente de consumo competitivo.
Volume de compras
A pesquisa da Fecomércio-MA) aponta, também, que, com um gasto médio estimado em R$ 177 por consumidor, a movimentação financeira deve alcançar R$ 96,4 milhões na capital maranhense, representando um crescimento nominal de 9,82% em relação ao ano anterior.
Quando ajustado pela inflação acumulada de 5,35% no período, o resultado aponta um avanço real de 4,27%, sinalizando a manutenção do consumo mesmo diante da pressão inflacionária.
Com dados do site da Fecomércio