Maranhão lança campanha Agosto Lilás contra violência às mulheres, nesta segunda-feira (11)

No mês em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos, o Governo do Maranhão lança a campanha “Agosto Lilás – Vozes Contra a Violência”, em evento, às 16h, na Praça Deodoro, São Luís.

A mobilização, articulada pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), é organizada com a participação de diversas instituições e territórios.

A campanha tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência de gênero e fortalecer a rede de proteção às mulheres, com uma programação extensa e descentralizada ao longo de todo o mês de agosto.

A solenidade inclui uma performance teatral, a instalação de um totem urbano em formato de celular gigante — que simboliza os canais de denúncia e o poder da fala —, além do acendimento da fachada da Biblioteca Benedito Leite em tom lilás.

Este mesmo totem seguirá integrando a programação ao longo do mês, sendo instalado nos dias 19 e 20 em frente ao Residencial Recepções, local onde acontece a Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres do Maranhão, no dia 29 na Praça Nauro Machado e, nos demais dias, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

A data também marca o início da veiculação de peças publicitárias em rádios, TVs, outdoors e redes sociais, reforçando a mensagem da campanha por todo o estado.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), além da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e da sociedade civil organizada.

A proposta articula arte, educação, diálogo interseccional e ocupação de espaços públicos para amplificar vozes que historicamente foram silenciadas.

Em paralelo, ações itinerantes como o “Pit Stop – Vozes Contra a Violência” levam ventarolas e mensagens de conscientização a espaços de grande circulação, como faculdades, escolas e avenidas de São Luís. .

Ao longo do mês, a SEMU promove também uma série de plenárias temáticas preparatórias para a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, envolvendo públicos diversos: mulheres da cultura, ciganas, negras, indígenas, meninas e jovens. Esses encontros acontecem em municípios como São Luís, Amarante e Miranda do Norte, e promovem escuta ativa e construção de propostas para o fortalecimento das políticas públicas.

No dia 20 de agosto, durante a Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, será reforçado o compromisso do Estado com a pauta de gênero, em um momento de consolidação das escutas promovidas nas plenárias. A atividade acontece no Residencial Recepções, em São Luís.

Entre as ações educativas, destacam-se o programa “Educando e Transformando a Vida Delas”, com divulgação dos resultados das escolas contempladas; o anúncio do concurso “Vídeo Viral – Vozes Contra a Violência”, em parceria com o IEMA Cinema; e a ação “Vozes nas Escolas”, que leva atividades de sensibilização para jovens da rede estadual. Já na UEMA, uma sessão de cinema comentada promove o debate sobre empoderamento feminino por meio da linguagem audiovisual.

A culminância da campanha acontece no dia 29 de agosto, na Praça Nauro Machado, em São Luís, com o Ato Vozes Contra a Violência -um grande encontro com artistas, autoridades e a população para homenagear as vítimas da violência e reafirmar o compromisso com a vida das mulheres.