O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebe a certificação de reconhecimento do título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A solenidade de entrega da certificação, nesta sexta-feira (15), no Parque das Dunas, no município de Barreirinhas, tem a presença do governador Carlos Brandão; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; a diretora da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto; e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires.
O reconhecimento oficial ocorreu em 26 de julho do ano passado, em Paris, com a chancela do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco.
Campanha de Carlos Brandão
Carlos Brandão fez uma forte campanha nos últimos anos para o reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade, conseguindo apoios importantes como o do presidente da República, Lula Inácio Lula da Silva.
Apoio de Lula
Em sua carta de apoio, o presidente Lula destacou as belezas naturais do Lençóis Maranhenses, constantemente buscadas por turistas, artistas e diversas outras pessoas.
Lula ressaltou a importância ecológica e econômica do Parque Nacional para o Maranhão e para o Brasil.
O presidente descreveu o destino como o local onde “o deserto e o mar se encontram, criando uma paisagem única”.
Presença de Marina Silva
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, presente na celebração, destaca o legado e a importância da preservação do parque.
“O reconhecimento pela Unesco, concluído com a entrega do certificado, é resultado do que os Lençóis Maranhenses representam: beleza natural em suas formas imagética, acústica e paisagística, além de um ecossistema que se constituiu como habitat apropriado para a conservação da biodiversidade, inclusive para algumas espécies ameaçadas de extinção. Um paraíso natural que precisa ser protegido para as presentes e futuras gerações”, disse a ministra.