A 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), inicia no domingo (31), Parque Independência, em São Luís. O tradicional evento reúne, em um só lugar, leilões de animais da pecuária maranhense e nacional, shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e várias opções de lazer e entretenimento.
No ano passado, foram movimentados cerca de R$ 60 milhões durante a Expoema 2024. A expectava é que este quantitativo aumente neste ano.
Realizada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Maranhão, a Expoema 2025 combina negócios, cultura e lazer.
Preparativos
A Ascem está na organização do evento, em especial os leilões e exposições de animais.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), está concluindo os últimos preparativos estruturais para a realização da festa.
Os serviços incluem limpeza, roçagem, poda de árvores, recuperação e pintura de estruturas, como estábulos, área de leilões, currais, arena de hipismo, palco, restaurante popular, estacionamento, entre outras.
Espaços do parque
Entre os espaços do Parque Independência que estão recebendo obras de manutenção e recuperação, realizadas pelo Governo do Maranhão, estão o recinto de ovinos e caprinos, com reformas da cerca, telhado, piso, forro e pintura.
O trabalho está sendo realizado na pista de tambor e baliza, pavilhões do agricultor e da feirinha, estábulos, recinto de leilões, arena de hipismo, cavalariça, lavatório dos cavalos, pocilga, área de recepção de animais, alojamento de estagiários, banheiros dos tratadores, curral dos cavalos de passeio, aprisco, casa de apoio caprino, curral de comercialização, área do torneio leiteiro e a casa de bomba.
Também serão revitalizados prédio do Corpo de Bombeiros Miliar do Maranhão (CBM-MA) e da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), sede da Ascem, palco das autoridades, áreas do pesque e pague, banheiros públicos, restaurante popular, espaços da entrada e do estacionamento.