O festejo de São José de Ribamar, o Padroeiro do Maranhão, inicia na segunda-feira (1º) e prossegue até 28 de setembro, em São José de Ribamar, município localizado na Grande Ilha. A programação inclui romarias, missa e batizados.
Abertura do festejo será às 5h. Haverá bênção de envio da Romaria da Alvorada, na igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Moropóia.
A partir do dia de abertura serão realizadas missas diárias às 8h, 11h, 15h, 17h e 19h. Os batizados acontecem aos sábados e domingos, às 10h.
Romaria da Luz
No dia Estadual e Municipal de São José de Ribamar, 19 de setembro, milhares de devotos caminham em procissão luminosa saindo do Santuário, seguindo pela avenida Gonçalves Dias até a praça do Cruzeiro, com retorno ao Santuário, para a santa missa das 19h.
Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar
No dia 20 de setembro (noite de um sábado) acontece a Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar, com início às 19h30, da praça da igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Cohab, São Luís.
A romaria percorre trecho da Av. Jerônimo de Albuquerque até a Forquilha. Em seguida vai pela MA-201 até a Igreja São José de Ribamar.
Procissão de encerramento
A procissão de encerramento, acontece em um domingo, dia 28 de setembro. Iniciará às 16h, saindo do Santuário de São José de Ribamar. Segue pela Av. Gonçalves Dias até o bairro Cruzeiro, retornando ao Santuário, onde acontece a missa campal às 18h.
Fé católica
A festa de Ribamar deste ano tem como tema, “São José, peregrino de esperança, farol de caridade”. Faz referência ao ano jubilar (2025) em que Deus vem ao encontro de seus filhos, em Jesus de Nazaré, oferecendo a todos o ano da graça e da misericórdia.
De acordo com os organizadores da festa, a acolhida deste tempo de reconciliação se faz através de gestos indicados pela Igreja Católica: peregrinação, confissão, santa missa, oração pelo Papa Leão XXII, caridade, doação e ajuda aos empobrecidos e sofredores da sociedade.
Neste contexto, o santo São José de Ribamar destaca-se como um modelo para a Igreja, de acordo com a Doutrina Católica.
“Sendo São José de Ribamar homem de fé e de oração, o chamado de Deus o conduziu à caridade concreta: acolher, proteger e servir a Jesus Cristo, seu filho, e a Maria, a sua esposa. Que São José, peregrino de esperança, São José de Ribamar, companheiro de nossas jornadas, interceda e ore junto ao seu Filho por todos nós”, afirma a doutrina.
Para tanto, coube a São José realizar grandes peregrinações