Quilombolas colhem algodão agroecológico em Alcântara

Quilombolas ligados à agricultura, do município de Alcântara, iniciaram uma colheita de algodão como parte do projeto piloto Algodão Agroecológico.

O início da colheita se transformou em um evento, na comunidade quilombola São Maurício, com a presença de gestores públicos.

O projeto é realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Algodão, Prefeitura de Alcântara, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alcântara e Consórcio Nordeste.

Na ocasião, foi firmado o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a SAF e a Embrapa Algodão para integração de esforços para execução de transferência de tecnologia e capacitações no projeto.

Um dos objetivos do projeto é realizar a colheita e acompanhar os resultados do cultivo do algodão consorciado com outras culturas em sistemas agroecológicos.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, SAF, Bira do Pindaré, anunciou a ampliação do projeto Algodão Agroecológico para outra comunidade de Alcântara e o incentivo à comercialização dos alimentos produzidos pela comunidade São Maurício.

O projeto deve ser ampliado para as comunidades quilombolas Cajiba, Tiquara, Nova Alcântara e Anhenhequara, envolvendo cerca de 60 famílias.