Empresários e gestores públicos lamentam o falecimento do empresário José Arteiro

O empresário José Arteiro da Silva faleceu, na manhã desta terça-feira (16), aos 86 anos, no UDI Hospital, em São Luís. Ele estava internado após sofrer um acidente doméstico na última semana.

O Governo do Maranhão e diversas entidades empresariais lançaram notas de pesar.

“O Governo do Maranhão presta sua homenagem, solidariedade e respeito à família e aos amigos de José Arteiro da Silva, em reconhecimento ao seu compromisso com o empresariado local e ao papel fundamental que desempenhou no desenvolvimento do comércio e das instituições sociais do estado, certo de que sua história permanecerá como referência para o setor”, afirma nota do Governo do Maranhão.

Pelas redes sociais, empresários, políticos e gestores públicos lamentaram a morte de José Arteiro Silva e rememoraram a sua trajetória empresarial bem-sucedida.

O Sesc-MA e a Fecomércio-MA emitiram nota de pesar afirmando que Arteiro Silva foi um “líder incansável”, que deixa um “legado de dedicação ao comércio maranhense, marcado por conquistas e inspiração para as futuras gerações”.

 

Vida empresarial

José Arteiro da Silva teve destacada atuação como empresário no Maranhão, presidindo, por 39 anos, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA).

Deixou um legado de fortalecimento do comércio maranhense e de incentivo às ações sociais do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

Ao longo de sua trajetória, recebeu diversas homenagens, entre elas a outorga como membro vitalício do Conselho Superior da Confederação Nacional do Comércio (CNC), da qual também foi vice-presidente, e a Medalha da Ordem do Mérito Comercial Marquês de Paranaguá.

Natural do Ceará, formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e construiu, em São Luís, uma sólida trajetória como empresário, fundando empresas de destaque.

José Arteiro da Silva foi também diretor-fundador da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Luís, presidente do Sindicato dos Lojistas, membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/MA e juiz classista da Primeira Junta de Conciliação e Julgamento.