Grande Romaria de São José de Ribamar acontece na noite deste sábado (20)

A Grande Romaria em honra a São José de Ribamar será realizada neste sábado (20), às 19h30.

A romaria inicia com santa missa e benção de envio, na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no bairro da Cohab, em São Luís.

A festa de Ribamar deste ano tem como tema, “São José, peregrino de esperança, farol de caridade” e faz referência ao ano jubilar (2025) em que Deus vem ao encontro de seus filhos.

Na Igreja Matriz, estão sendo realizadas missas diárias às 8h, 11h, 15h, 17h e 19h. Os batizados acontecem aos sábados e domingos, às 10h.

 

Percurso Grande Romaria

Da Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, a Grande Romaria segue pela Av. Jerônimo de Albuquerque até a Forquilha. Em seguida, tomando a MA 201, vai até o santuário de São José de Ribamar.

Durante o percurso da Grande Romaria, pela MA 201, serão feitas oito paradas de 10 minutos cada uma, para orações diante das imagens de São José, colocadas ao longo do caminho.

A missa de encerrando da romaria será às 4h da madrugada de domingo (21), na concha acústica, na praça da Matriz.

 

Romaria da Luz

Nesta sexta-feira (19), o dia Estadual e Municipal de São José de Ribamar, os devotos caminham, em procissão luminosa, saindo do Santuário, seguindo pela Av. Gonçalves Dias até a praça do Cruzeiro, com retorno ao Santuário, para a santa missa das 19h.

 

Programação

Dia 27 de setembro (Sábado)

9h: Romaria Marítima
Concentração e bênção de envio na igreja Santuário de São José de Ribamar, às 9h. Em seguida, partirá na direção do Porto do Vieira, onde embarcará. Posteriormente, desembarcará no Porto do Barbosa, retornando ao Santuário para a santa missa das 11h.

16h: Arrastão Jovem
Saindo às 16h do Santuário, seguindo pela avenida Gonçalves Dias até o portal da cidade (À frente do Parque da Cidade), retornando ao Santuário para a celebração da Santa Missa das 19h, na Praça da Matriz;

 

Dia 28 setembro (Domingo)

16h: Romaria de Encerramento
Sairá às 16h do Santuário, seguindo pela avenida Gonçalves Dias até o Cruzeiro, retornando ao Santuário para a celebração da Santa Missa das 18h, na Praça da Matriz.

 

Fé católica

De acordo com os organizadores da festa, a acolhida deste tempo de reconciliação se faz através de gestos indicados pela Igreja Católica: peregrinação, confissão, santa missa, oração pelo Papa Leão XXII, caridade, doação e ajuda aos empobrecidos e sofredores da sociedade.

O santo São José de Ribamar destaca-se como um modelo para a Igreja, de acordo com a Doutrina Católica.

“Sendo São José de Ribamar homem de fé e de oração, o chamado de Deus o conduziu à caridade concreta: acolher, proteger e servir a Jesus Cristo, seu filho, e a Maria, a sua esposa. Que São José, peregrino de esperança, São José de Ribamar, companheiro de nossas jornadas, interceda e ore junto ao seu Filho por todos nós”, afirma a doutrina.

Para tanto, coube a São José realizar grandes peregrinações

  • A Belém, onde Jesus nasceu;
  • Ao Egito, para livrar o Menino Jesus Cristo da perseguição do Rei Herodes;
  • A Nazaré, onde Jesus cresceu;
  • A Jerusalém, onde apresentou o seu filho ao templo e quando foi encontrado entre os doutores!