A geógrafa Oquerlina Costa é a primeira mulher a assumir a presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), órgão do Governo do Maranhão responsável pela gestão do Porto do Itaqui, um dos mais importantes do Brasil.
Indicada pelo governador Carlos Brandão, Oquerlina Costa teve o seu nome aprovado, nesta semana, no Conselho de Administração da Emap.
“Assumo a presidência do Porto do Itaqui com o compromisso de fortalecer a eficiência operacional, a sustentabilidade e a inovação contribuindo, de forma estratégica, para o desenvolvimento do Maranhão e do país”, pontuou Oquerlina Costa.
Ela sucede a diretora de Administração e Finanças, Isa Mary Pinheiro Mendonça, que exerceu a presidência da Emap, mas de forma interina, nos últimos meses.
Oquerlina Costa é pesquisadora, com Master of Business Administration (MBA), na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi secretária-adjunta de Recursos Ambientais, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).
Ao longo da carreira tem atuação em projetos ambientais relacionados ao setor logístico, ampliando sua experiência em áreas estratégicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.