No Dia do Comerciário, celebrado nesta segunda-feira (20), o Boletim Empresarial, divulgado pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema) destaca que o setor de comércio concentra 224 mil empresas ativas no Maranhão, o que representa 48% de todos os empreendimentos registrados no estado, que já somam 466 mil negócios formais.
Somente neste ano de 2025, o estado registrou 19 mil novas empresas do comércio.
São Luís lidera o ranking com 4,4 mil novas empresas abertas neste ano, seguida por Imperatriz, São José de Ribamar, Timon e Balsas.
Entre as atividades que mais se destacam no setor estão as lojas de roupas e acessórios, representantes comerciais, mercadinhos e lojas de variedades, distribuidoras de bebidas, lojas de cosméticos e materiais de construção — segmentos que refletem o perfil popular e diversificado do comércio maranhense.
Os dados também mostram a predominância, em uma porcentagem de 91% das micro e pequenas empresas (MPEs) no setor comercial.
Feriado dos comerciários
O comércio da Grande Ilha, que abrange São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, não funciona nesta segunda-feira (20) em celebração ao Dia do Comerciário.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o descanso dos comerciários nesta data está previsto nas Convenções Coletivas de Trabalho.