A Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) fortificou o policiamento ostensivo na Grande Ilha, principalmente na área da Cidade Operária, com mobilização de mais de 140 policiais militares em apoio às ações diárias de segurança. O objetivo, com a ampliação do patrulhamento é garantir mais tranquilidade à população.
A onda de violência, nesta semana, mudou a rotina na Grande Ilha, principalmente em São Luís. Universidades suspenderam as aulas e algumas áreas comerciais fecharam as portas.
Em São Luís foram registras tentativas de homicídios, disparos de arma de fogo e ações criminosas em diferentes bairros. Os episódios geraram preocupação entre a comunidade escolar e acadêmica, especialmente em unidades localizadas em áreas mais movimentadas.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, o reforço demonstra o compromisso do sistema de segurança com o enfrentamento à criminalidade. “Não vamos tolerar qualquer tentativa de intimidação ou desordem”, afirmou.
A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) está trabalhando com unidades especializadas como o Batalhão de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e a Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) e Setor de Inteligência da SSP.
O comandante-Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Wallace Amorim, destacou a ampliação da Operação Impacto, que está nas ruas há dois meses com policiamento.
Estão sendo feitas fiscalizações, abordagens e monitoramento dos bairros, ampliando a capacidade de resposta das forças de segurança. A força-tarefa ampliada está atuando, principalmente, em pontos estratégicos próximos a escolas e universidades.
A ações ostensivas incluem barreiras em vias de grande circulação, revistas a veículos e pessoas e rondas motorizadas em áreas com histórico de maior incidência criminal.
Além do policiamento ostensivo, a Polícia Civil segue com investigações em andamento para identificar e prender lideranças e integrantes de organizações criminosas que atuam na Grande Ilha.
Universidades pararam
Várias instituições de ensino superior suspenderam suas atividades, na quinta-feira (23), mas a situação já voltou ao normal, na maioria das universidades, neste fim de semana.
No Instituto Federal do Maranhão (IFMA), as atividades foram suspensas nas unidades Monte Castelo, Maracanã, Centro Histórico, São José de Ribamar e no prédio da reitoria.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) suspendeu as atividades acadêmicas no campus do Bacanga, em São Luís.