O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulga dados que colocam o câncer de próstata como o segundo mais comum entre os homens. Depois do câncer de pele, o de próstata representa cerca de 29% dos casos da doença, aponta o Inca.
O Inca estima para este ano 71.730 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Dados do sistema de informações sobre mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, em 2023, ocorreram 17.093 óbitos em decorrência da doença, o que significa 47 mortes por dia.
Para conscientizar sobre a gravidade da doença e a importância da prevenção foi criada a campanha Novembro Azul.
As ações do Novembro Azul, desenvolvidas pela Coordenação de Atenção à Saúde do Homem do Ministério da Saúde, constituem uma oportunidade para sensibilizar homens sobre o autocuidado e cuidado integral da saúde, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento.
Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos e nos estados onde o acesso da população aos médicos e às tecnologias diagnósticas são mais fáceis.
Sintomas
Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro e diminuição do jato de urina. No entanto, muitos casos são silenciosos, sendo assintomáticos nas fases iniciais.
Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista para realizar os exames necessários. O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura.