O presidente da República, Luiz Inácio da Silva já está em Belém inaugurando obras na cidade e participando das atividades que antecedem a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
Lula reuniu com moradores de áreas ribeirinhos e entregou as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Belém e de requalificação do Porto de Outeiro. “Belém será outra cidade depois da COP”, afirmou o presidente.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) inicia na próxima segunda-feira, dia 10 novembro e prossegue até o dia 21 de novembro com a presença de representantes de 143 países. Mas, antes, e durante o evento, acontecem reuniões paralelas, entre as quais a Cúpula do Clima, a Cúpula dos Povos e reunião de prefeitos e líderes regionais de vários países que está sendo realizada no Rio de Janeiro.
Cúpula do Clima
Antes da COP 30 será realizada, nesta quinta (6) e sexta-feira ((7), em Belém, a Cúpula do Clima, encontro internacional que reunirá chefes de Estado e de Governo, ministros e dirigentes de organizações internacionais para discutir os principais desafios e compromissos no enfrentamento da mudança do clima.
A Cúpula representa um marco central no processo de mobilização e diálogo internacional sobre a agenda climática.
Cúpula de prefeitos e líderes regionais
No Rio de Janeiro, encerra, nesta terça-feira (4) a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 e a Cúpula Global de Estados e Regiões, reunindo prefeitos de grandes cidades do mundo e governadores, incluindo vários dos Estados Unidos da América (EUA).
Os encontros no Rio de janeiro são em reparação para a COP30. Os participantes estão concluindo um documento que será entregue às lideranças do evento em Belém.
Um dos destaques, na segunda-feira (3), quando os eventos começaram no Rio de Janeiro, foi a dura crítica do prefeito de Londres, Sadiq Khan, ao presidente dos EUA, Donald Trump.
“Para ter políticas de bem-estar das comunidades, é preciso combater as informações falsas. Temos o presidente dos Estados Unidos [Donald Trump] que nega [o aumento climático]. Alguém que se levantou na ONU e chamou a crise climática como falsa. Eles querem vandalizar as nossas casas com mais poluição. Queremos uma sociedade mais verde. Nossa tarefa é dura, mas se nos unirmos teremos alegria para a próxima geração no planeta” afirmou o prefeito.
Governadores e governadores do EUA afirmaram que a posição de Donald Trump não é unanimidade no país e que a sociedade americana está preocupada com as mudanças climáticas.
O encontro no Rio marca os 10 anos do Acordo de Paris e os 20 anos da rede C40, reforçando o protagonismo das cidades na agenda climática global.
A programação inclui ainda o painel America Is All In Solutions Exchange, que vai destacar iniciativas subnacionais dos Estados Unidos e promover parcerias com lideranças brasileiras.
O objetivo é mostrar como ações locais podem acelerar a redução de emissões e fortalecer a resiliência diante dos eventos extremos provocados pelas mudanças climáticas.
(Foto/Capa/Divulgação): Prefeito de Londres, Sadiq Khan