COP 30 inicia, nesta segunda-feira (10), em Belém

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) inicia nesta segunda-feira, dia 10 novembro, em Belém, a capital do vizinho estado do Pará e prossegue até o dia 21 de novembro.

São duas semanas de reuniões, que acontecem anualmente com promoção da Organização das Nações Unidas (ONU). Em Belém delegações de governos de 143 países vão firmar acordos em busca de soluções para o aquecimento global e a mudança climática.

Cerca de 50 mil pessoas – entre diplomatas, líderes, ativistas, cientistas e empresários – participam do encontro.

A Cúpula de Líderes, que terminou na sexta (7), já indicou o tom político das negociações:

– Acelerar a transição energética;

– Ampliar o financiamento climático;

– Proteger as florestas tropicais (entenda a cúpula em 10 pontos).

 

Cúpula dos povos

Nesta semana inicia, também, a Cúpula dos Povos. Será realizada no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá, em Belém, de quarta (12) a domingo (16). São esperadas cerca de 10 mil pessoas de diversos países, sendo cerca de 6 mil do Brasil.

Vários grupos de movimentos sociais do Maranhão enviaram representantes para participar da Cúpula dos Povos.

 

Maranhão na COP 30

Nos painéis na COP 30 serão debatidos temas relacionados ao fortalecimento climático e redução dos impactos das alterações climáticas no planeta.

O Maranhão apresentará projetos que estão em desenvolvimento para garantir a preservação ambiental.

O governador Carlos Brandão apresentará programas e ações que o Governo do Maranhão realiza por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

Um dos destaques é o Floresta Viva Maranhão, lançado em 2024, que se destaca por recuperar áreas degradadas e incentivar a produção sustentável, envolvendo a população local e gerando oportunidades econômicas para as comunidades.