Novembro Azul: Governo do Maranhão incentiva homens a cuidar da saúde em todas as fases da vida

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando, neste mês, a campanha Novembro Azul. O objetivo é sensibilizar os homens sobre a importância do autocuidado e da atenção integral à saúde.

A mobilização reforça a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de próstata e câncer de pênis.

As ações fazem parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), que orienta a ampliação do acesso e o cuidado contínuo em todas as fases da vida.

A campanha também destaca temas, como a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atualização vacinal, saúde sexual, planejamento reprodutivo e bem-estar emocional, reforçando o conceito de que cuidar da saúde é um gesto de responsabilidade e amor próprio.

Com a chamada “Te Cuida Homem” e tema Cuidados básicos à saúde do homem: da primeira infância ao envelhecer” a campanha incentiva homem a praticar de cuidado que valorizem a vida e a saúde.

Programação

A programação do Novembro Azul 2025 inclui uma série de atividades em São Luís e no interior:

  • Webconferências e seminários voltados à qualificação de profissionais da Atenção Primária;
  • Ações educativas em empresas e municípios;
  • Realização do Dia D da Saúde do Homem no município de Raposa;
  • Promoção de oficinas e encontros formativos nos municípios de Imperatriz, Santa Inês, Barra do Corda e Caxias.

 

Estrutura de serviços

A rede pública estadual de saúde dispõe de uma ampla estrutura de serviços de Urologia, garantindo assistência especializada em todas as regiões do Maranhão.

Em São Luís, o atendimento está disponível nos hospitais Dr. Genésio Rêgo, Aquiles Lisboa, de Oncologia do Maranhão e Dr. Carlos Macieira (HCM), além das Policlínicas do Diamante, Vinhais, do Idoso e de São José de Ribamar.

No interior do Maranhão, o serviço é oferecido nos hospitais regionais de Lago da Pedra, Chapadinha, Pinheiro, Caxias, Santa Inês, Coroatá, Timon e Imperatriz, além das policlínicas de Imperatriz, Codó, Açailândia, Caxias e Matões do Norte.

Dados

 Entre janeiro e agosto deste ano foram registrados 251 óbitos por câncer de próstata e 16 por câncer de pênis no Maranhão.

No mesmo período, 575 internações foram motivadas por neoplasia maligna da próstata e 117 por outros tipos de câncer dos órgãos genitais masculinos, segundo informações do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).

Os números reforçam a importância das ações preventivas e da busca pelo diagnóstico precoce, principais focos da campanha Novembro Azul.