Operação Comércio Seguro, da PMMA, garante segurança em pontos comerciais neste fim de ano

A Policia Militar do Maranhão (PMMA) iniciou, nesta segunda-feira (1), a Operação Comércio Seguro, iniciativa que reforça o policiamento nos polos comerciais do estado durante o período de maior movimentação do fim de ano.

O secretário da Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, e o subcomandante da Polícia Militar, coronel Ribeiro, que representa o comandante-geral da PMMA, coronel Wallace Amorim, conduziram o ato de lançamento da operação, às 8h, no Complexo Deodoro, no Centro de São Luís.

A ação segue até 4 de janeiro de 2026. Nesse período, serão empregados 1.850 policiais e 580 viaturas adicionais, distribuídos em patrulhamento a pé, motorizado e montado, ampliando a presença policial em áreas de maior fluxo de pessoas.

O trabalho serão executadas em complemento ao policiamento ostensivo já realizado pela corporação em São Luís, na Grande Ilha e em todo o Maranhão.

O objetivo da operação é prevenir crimes patrimoniais, como roubos e furtos, além de outras práticas delitivas comuns nesta época de incremento das vendas em razão das festividades de Natal e Ano Novo.

Na Grande Ilha, o reforço ocorrerá em pontos estratégicos, como o Centro de São Luís – o maior polo comercial do estado – além dos bairros João Paulo, Cohab, Cidade Operária, Cohatrac, entorno de shoppings, e nos centros comerciais de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

No interior do estado, o efetivo será distribuído de forma estratégica, priorizando polos comerciais de grande movimentação, como Imperatriz, Timon, Caxias, Balsas, Bacabal, Açailândia, Santa Inês, Barra do Corda, Presidente Dutra, Barreirinhas, Chapadinha, Codó, entre outros.

Também acompanharam a solenidade de lançamento da Operação Comércio Seguro: Comandante do Policiamento do Interior, coronel Magalhães; o Comandante do Policiamento da Capital, coronel Marcelo Carvalho; o Comandante do Policiamento Especializado, coronel Ilmar Gomes; e o Comandante de Missões Especiais, coronel Onildo.