A Rádio Timbira FM (95,5) transmite neste sábado (6), a partir das 16h o Festival BR 135, direto do Forte Santo Antônio da Barra, na Ponta d´Areia, em São Luís. O festival inicia a programação na sexta-feira (5), a partir das 16h, com shows nacionais e locais. Com entrada gratuita, a edição 2025 reafirma seu papel essencial na cena musical independente e na valorização das produções autorais.
“É uma alegria pra gente ter a Timbira FM como parceira do BR 135, um dos principais festivais de música do Nordeste, um festival que promove a música autoral, valoriza o som da nossa terra, característica também da Rádio Timbira; então posso dizer que é uma parceria perfeita, estamos muito felizes, uma honra pra todos nós”, destacou a diretora da Rádio Timbira Maria Spíndola.
Mais do que um evento musical, o BR 135 é um ambiente de encontro entre artistas, público e cidade. São dois dias de música de qualidade em um dos mais belos cenários naturais da Ilha de São Luís.
“O BR 135 é um gesto coletivo de ocupar a cidade e celebrar a cultura com acesso livre e diversidade sonora. A gente sabe o quanto é desafiador fazer um festival independente no Maranhão, ainda mais com recursos limitados, mas é justamente isso que nos move: fazer o melhor possível, com amor e compromisso, para que a cidade continue tendo um evento que valoriza a música e a produção local”, afirma Luciana Simões, diretora do festival. “Queremos que as pessoas vivam a cidade com a música, o pôr do sol e o encontro como parte do mesmo espetáculo”, convida.
Com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Maranhão e fomento da Lei Paulo Gustavo (LPG), o festival reúne artistas locais e nacionais que trazem as sonoridades do forró, MPB, pop e rock, além das músicas afro-brasileiras.
Em 2025, o festival reafirma sua vocação de ocupar os espaços abertos de São Luís com música, arte e convivência, oferecendo ainda feirinha criativa, food trucks e uma programação especial para crianças, com oficinas de pintura e um caminhão cheio de livros, fruto da parceria com o Sesc/MA, que oferece uma programação especial do BiblioSesc.
O BR 135 conta com oficinas e atividades para crianças, feirinha criativa e opções de comidas e bebidas. O espaço inclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida conta com consultoria da equipe do Papo de Cadeira e, para quem chegar mais cedo, além de tudo isso, terá um dos mais bonitos fins de tarde da cidade.
Palco Cazumba
O palco recebe Paulão, com o show do álbum “Big Paulo na Ilha do Amor” (2025); Klicia, com o repertório autoral do disco “Não Demora”; o grupo Afrôs, celebrando a ancestralidade afro-brasileira, e Marcos Lamy, como o álbum “Braço de Mar”, que dialoga com ritmos nordestinos.
E tem mais: as bandas Os Tropix, com sua mistura de forró, MPB e groove, e Ator Carioca, anteriormente conhecida como Desdemona ETC, que apresenta o álbum “Nada a Esconder”, uma fusão de pop, rock e teatralidade.
Além de Terno Rei (SP), as canções poéticas de Marcelo Jeneci (SP) e a potência amazônica do coletivo DDD91 (PA), formado por Aíla, Amanda de Paula, Arthur Espíndola, Juliana Sinimbu, Julia Passos, Jeff Moraes, Raidol, Wendel Raiol e Charles Santana.
Palco Brisa Discos
Sobem nesse palco a banda hardcore/crossover Basttardz, com sua letras de protesto; Seu Garrê, que mistura soul e R&B; Marco Gabriel, voz em ascensão do rap autoral maranhense; e Luma Pietra, que apresenta sua estética pop.
O público recebe também: Dan & Geoh, dupla da cena urbana que une R&B e música contemporânea; e Nicole Terrestre, que transita entre o pop, o indie e o neo-soul. E não vai faltar discotecagem: do início ao fim, revezam-se no palco os DJs Chico Flávio e Vanessa Serra.
