O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou, nesta quarta-feira (10), a campanha do Dezembro Vermelho, com evento no Rio Poty Hotel, em São Luís.
O tema da campanha, neste ano, é “Nascer sem HIV e Viver sem Aids”, com foco na redução de desigualdades e no fortalecimento do cuidado às populações mais vulnerabilizadas.
A ação marca o início da mobilização estadual dedicada à prevenção do HIV/Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que vai acontece em todos os 217 municípios do Maranhão, com ênfase, em 33 municípios prioritários acompanhados pela rede de atenção. A estratégias de promover uma prevenção combinada e estimular ações integradas.
No Maranhão, 27.218 pessoas vivem com HIV e Aids, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O cenário epidemiológico de 2025, com registros até 30 de outubro, indica 2.060 notificações de HIV, 967 de Aids, 124 casos de gestantes vivendo com HIV e 265 óbitos.
Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde do Brasil.
Um dos objetivos da campanha é ampliar o acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidados, alinhados aos princípios do SUS e articulados com entidades da sociedade civil.
A mobilização inclui iluminação de prédios públicos com luz vermelha, atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia e ações de promoção e prevenção. O público-alvo envolve adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas gestantes e suas parcerias, gestores, profissionais de saúde e organizações parceiras.