PAES 2026: 78,19% dos aprovados são da rede pública; veja classificação por município

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou, nesta semana, o resultado do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2026).  A novidade é que 78,19% dos aprovados para as 5.980 vagas oferecidas são egressos de escolas públicas. Isso significa que, de cada 10 novos universitários na UEMA, 8 vieram da rede pública.

O percentual mantém e supera a tendência observada em anos anteriores, como no PAES 2025, quando 74% das vagas foram ocupadas por alunos da rede pública.

O PAES 2026 seleciona estudantes para ingresso nos cursos de graduação da Uema e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), com vagas distribuídas na capital e no interior do estado. Nesta edição, o vestibular registrou 48.063 inscritos.

O reitor da UEMA, Walter Canales, celebrou o dado como parte da missão institucional. “Esse resultado confirma que a universidade pública está cumprindo seu papel social”.

 

Veja edital do PAES 2026

 

Direito e Medicina

No curso de Direito, o percentual de aprovados da rede pública chegou a 87,50% em alguns campi, como em Presidente Dutra.

Em Medicina, um dos cursos mais concorridos do país, a UEMA alcançou a marca de 53,75% de aprovados da rede pública no campus de São Luís, um feito notável que quebra barreiras históricas de acesso.

 

 

Classificados por município

Uema São Luís 

Convocados Uema-CFO São Luís

Uema Bacabal

Uema Balsas

Uema Barra do Corda

Uema Caxias

Uema Codó

Uema Coelho Neto

Uema Colinas

Uema Coroatá

Uema Grajaú

Uema Itapecuru Mirim

Uema Lago da Pedra

Uema Pedreiras

Uema Pinheiro

Uema Presidente Dutra

Uema Santa Inês

Uema São Bento

Uema São João dos Patos

Uema Timon

Uema Zé Doca

UemaSul Imperatriz

UemaSul Estreito

UemaSul Açailândia