Alceu Valença celebra 80 anos com turnê pelo Brasil

As oito décadas de vida do cantor e compositor Alceu Valença vão ser comemoradas com a turnê 80 Girassóis, que estreia, neste sábado (14), no Rio de Janeiro.

Em seguida, o cantor e compositor pernambucano segue para São Paulo, Salvador, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Recife, Fortaleza, Belém e por Belo Horizonte.

Os shows estão programados para ocorrer até junho quando Alceu completa  80 anos no dia 1º de julho.

 

Show no Rio de Janeiro

O show deste fim de semana será na Farmasi Arena, na zona sudoeste da cidade do Rio de Janeiro.

Com Alceu, estarão no palco os músicos Tovinho (teclados e direção musical), Cássio Cunha (bateria), Zi Ferreira (guitarra), Nando Barreto (baixo), André Julião (sanfona), Costinha (flautas) e participação ainda de Lui Coimbra (violas e violoncelo) e Natalia Mitre (percussão).

 

Trajetória

Alceu Paiva Valença nasceu em São Bento do Una, agreste de Pernambuco, no dia 1 de julho de 1946.

Em 1971, foi para o Rio de Janeiro com o amigo e incentivador Geraldo Azevedo. Começou a participar de festivais universitários, como o da TV Tupi.

Em 1980, lançou o LP Coração Bobo (Ariola), cuja música de mesmo nome faz sucesso nas rádios de todo o país.

Em 1982, lançou o LP Cavalo de Pau, também pela gravadora Ariola, implacando grandes sucessos de sua carreira, como Tropicana e Como Dois Animais.

No ano seguinte, foi lançado o álbum Anjo Avesso, trazendo consigo, possivelmente, a mais conhecida canção do músico pernambucano: Anunciação.

Em 1996, ao lado de Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Elba Ramalho, participou da série de shows O Grande Encontro, que percorreu diversas cidades brasileiras e foi registrada pela gravadora BMG no álbum de mesmo nome.

Hoje, Alceu Valença é considerado um dos maiores expoentes da música brasileira.