A três dias do fim dos jogos olímpicos de Tóquio, o Brasil já fez história e igualou a marca de 19 medalhas conquistadas em apenas uma edição. A marca anterior foi alcançada na Rio 16, ou seja, os atletas brasileiros já igualaram esse recorde e a chance de ultrapassá-lo é grande. O dia foi de pódio para o Brasil, no Skate Park, com Pedro Barros, que mantém a modalidade, junto com o boxe, como as mais vitoriosas do Brasil no Japão. O catarinense de 26 anos, conquistou a medalha de prata e garantiu o terceiro pódio brasileiro no Centro de Esportes Urbanos de Ariake. O ouro ficou com o australiano Keegan Palmer e o bronze com o norte-americano Cory Juneau.
Os boxeadores Bia Ferreira e Hebert Conceição venceram as suas lutas na semifinais e agora vão para a grande final disputar a medalha de ouro. A campeão mundial do peso-leve (até 60kg) derrotou a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime (5:0). Hebert Conceição está na decisão do peso-médio (até 75kg) depois de derrotar o russo Gleb Bakshi, atual campeão mundial, por decisão dividida (4:1).
Hebert Conceição vai enfrentar o ucraniano Oleksandr Khyzniak na final, marcada para a madrugada de sexta para sábado às 2h45 (de Brasília). Já na madrugada de sábado para domingo, às 2h (de Brasília), Bia disputará o ouro contra a irlandesa Kellie Anne Harrington.
Mas nem tudo foram flores para o dia brasileiro em Tóquio. Uma das favoritas ao ouro, a seleção masculina de vôlei, caiu na semifinal ao perder para a Rússia por 3 sets a 1, parciais de 18/25, 25/21, 26/24, e 25/23. O Brasil encara a Argentina (pelo bronze), que foi derrotada pela França, à 1h de sábado. A última vez que o Brasil tinha ficado de fora de uma final olímpica foi em 2000, em Sydney.
Darlan Romani, passou raspando pelo pódio e ficou na quarta posição do arremesso de peso, com a marca de 21m88, ficando apenas à 59 centímetros da medalha de bronze, que ficou com o neo-zelandês Thomas Walsh com 22m47. O americano Ryan Crouser ficou com o ouro, arremessando 23m30 para estabelecer o novo recorde olímpico – que já era dele -, enquanto Joe Kovacs ficou com a prata com a marca de 22m65.
Reportagem: Weslley Maranhão
5/8/2021