A Fadinha do Skate, Rayssa Leal, completa 18 anos

A maranhense Rayssa Leal, uma das atletas mais consagradas do Brasil na atualidade, completou 18 anos, no domingo (4). A agenda de “gente grande” não permitiu que a celebração acontecesse no mês do aniversário.

Conhecida com a Fadinha do Skate, a atleta ganhou medalha de prata, aos 13 anos de idade, no dia 26 de julho de 2021, na Olimpíadas de Tóquio. Foi a atleta mais jovem do país a subir ao pódio em uma edição de olimpíadas.

Coma medalha, surgia a “fadinha” Rayssa Leal que, aos 7 anos, já havia viralizado sobre um skate, fantasiada de fada.

A vida da maranhense mudou para sempre desde então. Ganhou títulos, status de estrela, outra medalha olímpica, patrocinadores, fãs e se tornou uma celebridade do esporte.

No currículo estão o bicampeonato do X Games (Chiba 2022 e 2023), dois outros no Mundial da World Skate (além de uma prata e um bronze), o tetracampeonato da SLS, a Liga Mundial de Skate Street (2022 a 2025) e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Em Paris 2024, em uma versão bem diferente de Tóquio, por estar diante da pressão de uma apresentação bem-sucedida e suscetível às críticas dos “haters” nas redes sociais, terminou com a medalha de bronze.

Aos 18 anos, Rayssa Leal tem 8.5 milhões de seguidores no Instagram e uma consagração em âmbito internacional.

“A Rayssa é a Rainha do skate, não tem como. A evolução de manobras e a evolução como ser humano são impressionantes. Ela conseguiu levar o skate feminino junto com a atitude e com o estilo, isso é demais. Podem esperar, ainda tem muita história a ser escrita”, comentou Geninho Amaral, skatista e comentarista do esporte na TV Globo.