A Rádio Timbira passa a ser a FM 95,5 MHz a partir desta terça-feira (9)

Depois de 83 anos em Amplitude Modulada (AM), a Rádio Timbira passa, a partir desta terça-feira (9), a transmitir em Frequência Modulada (FM), ocupando a faixa 95,5MHz, atendendo determinação do Ministério das Comunicações, de acordo com o Decreto Federal nº 8.139/13.

O slogan da Timbira FM é: a mais antiga, agora, é a mais nova de todas.

Este é mais um avanço na modernização da Rádio Timbira, na administração do governador Carlos Brandão, colocada em prática pela gestão do secretário de Estado de Comunicação, Sérgio Macedo, e da diretora-geral da Timbira FM e secretária Adjunta de Radiodifusão, Maria Spíndola.

O diretor de Jornalismo, Zema Ribeiro, destaca a programação musical, que passa a ocupar um tempo maior na emissora. “A produção musical brasileira, e particularmente maranhense, tem muita qualidade e a música feita hoje em dia não é diferente. Há artistas muito interessantes que precisam de espaço para mostrar seus trabalhos, já que emissoras meramente comerciais e algoritmos de plataformas não nos permitem conhecer quem realmente vale a pena e, a Timbira vai ser este espaço”, provoca.

O diretor de Programação da Timbira FM, Robson Jr, explica que a nova programação considerou duas vertentes: ao mesmo tempo em que foi uma construção coletiva, envolvendo técnicos, jornalistas, publicitários, programadores e artistas, levou em conta a trajetória histórica da emissora que, apesar das mudanças, tem continuidade.

“Um dos mais destacados nomes do rádio maranhense, Robson Jr, afirma sobre este momento: “Desde menino, sempre fui apaixonado pelo veículo rádio. Todos lá em casa, em uma rua que dava pra maré, nos fundos da fábrica carioca, atual espaço do hospital Sarah, nosso pai nos acordava ouvindo rádio. Passados 42 anos de profissão de radialista, quando já preparava o pijama, para me aposentar, me vem o convite de Sérgio Macedo para fazer parte da equipe que comandaria a Timbira na migração de AM para FM. Louvem-se os trabalhos de todos que vieram antes de nós, e que abriram caminhos para este momento especial da Timbira. Como esquecer os talentosos Rui Dourado, Alberto Farias, Coutinho, Canarinho… meu Deus! São tantos os que tatuaram nossas almas com talentos multiplicados em amplitude modulada. Agora, iniciando esta jornada em FM, me sinto renovado, com a energia e curiosidade dos iniciantes. Cabe a cada um a missão de levar os barcos da comunicação ao caminho de um admirável mundo novo, tecnológico. Sim! Afinal, estamos na idade mídia, mas haveremos de lembrar, sempre, que nada supera o talento de cada um. A Timbira FM agradece a todos que a trouxeram até aqui e vai buscar estar à altura da confiança em nós depositada. Que assim seja!”.

A programação da Timbira FM já está aqui no site

História da Timbira

A Rádio Timbira é a primeira rádio do Maranhão. Ocupa espaço de rádio pública maranhense, sendo administrada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom).

A emissora surgiu durante os tempos do Estado Novo, quando o presidente da República era Getúlio Vargas e enviou pro Maranhão o interventor Paulo Ramos. Um detalhe é que Paulo Ramos, nascido em Caxias, foi o primeiro governador negro do Maranhão.

A montagem começou em 1940 e a inauguração aconteceu no dia 15 de agosto de 1941, às 21h, com o pronunciamento de Paulo Ramos, e transmissão para mais de 60 municípios do estado.

Foi chamada, inicialmente, de Rádio Difusora. Recebeu o nome Timbira em 1944, quando os Diários Associados assinaram contrato de comodato com o Governo do Estado. Na época, todas as emissoras pertencentes à cadeia de associados (rádios, jornais e TVs) recebiam o nome de grupos indígenas que historicamente habitaram regiões onde se localizavam as emissoras.

Passou por momentos memoráveis, com elenco impecável e estrutura com vários departamentos para atender às necessidades dos ouvintes e com grandes locutores – em setores e momentos distintos, o compositor Antônio Vieira (1920-2009) e o poeta Ferreira Gullar (1930-2016) integraram suas fileiras. Este último cita e emissora no seu famoso “Poema Sujo” (1976).

De 2017 pra cá, a emissora ganhou novas atrações, mais conectividade com o ouvinte e maior atuação nas redes sociais, com transmissões ao vivo no site da rádio, no YouTube e em aplicativos disponíveis para iOS e Android. 9 de abril marca a estreia da emissora como FM 95,5MHz. É isso! A mais antiga, agora, é a mais nova de todas.