Aberto diálogo para parceria entre Maranhão e Espanha

O secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, recebeu, nesta terça-feira (22), a visita do deputado do parlamento europeu da comunidade de Madri, Santiago Fisas Ayxela, que já atuou como ministro da Cultura, Turismo e Esporte da comunidade de Madri (2003 a 2009) e como ministro de Esporte da Espanha (1996 a 1999). O encontro abriu o diálogo entre a Espanha e o Maranhão sobre políticas que visem beneficiar o setor do esporte.

Haickel avaliou a presença de Santiago Fisas Ayxela no estado como bastante positiva. “É importante que haja esse intercâmbio, essa troca de informações entre os dois países. Nosso objetivo é trabalhar pelo bem do esporte e tenho certeza que o Maranhão vai ganhar muito com as experiências trazidas pelo deputado”, ressaltou.

Santiago Fisas Ayxela assinalou que o esporte é um fator importante para o crescimento dos países, pois o clima criado pelas práticas esportivas pode tornar desportistas em cidadãos melhores. E o exemplo utilizado pelo deputado sobre a importância do esporte foi as disputas estudantis.

“Os jogos escolares servem para integrar os jovens na sociedade. Queremos um intercâmbio das ideias praticadas no Maranhão e na Espanha. Acredito que podem nascer experiências muito importantes a partir deste encontro”, declarou Santiado Fisas Ayxela, que estava acompanhado do empresário espanhol Alejo Olle Bretand.

Assembleia Legislativa

Acompanhado do secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, o parlamentar espanhol visitou, ainda, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB).

O principal tema do encontro foi política externa dos países europeus. O espanhol falou sobre o funcionamento do Parlamento Europeu, sobre sistema de votação e participação da mulher na política daquele continente