Advogado José Antonio Kast é eleito presidente do Chile

O advogado e ex-deputado José Antonio Kast, candidato de direita, foi eleito novo presidente do Chile, em segundo turno de eleições realizadas no domingo (14).

Localizado nas regiões da Cordilheira dos Andes, às margens do Oceano Pacífico, o Chile é um dos mais importantes países da América Latina.

O candidato eleito conseguiu mais de 58% dos votos, de acordo com o Serviço Eleitoral (Servel) do país.

A candidata de esquerda, Jeanette Jara, reconheceu a derrota. “A democracia falou forte e claro. Acabo de fala com o presidente eleito José Antonio Kast para desejar-lhe êxito pelo bem do Chile”, escreveu ela no X (antigo Twitter).

Desde 2010, a direita e a esquerda se alternam no poder no Chile a cada eleição.

O presidente eleito do Chile disse que será o presidente de todos os chilenos e prometeu endurecer leis e combater a criminalidade e a imigração.

Embora o Chile esteja entre os países mais seguros da América Latina, 63% da população apontam a criminalidade como principal preocupação, segundo pesquisas da Servel.

Os homicídios cresceram 140% em dez anos, e o país registrou 868 sequestros em 2024, uma alta de 76% em relação a 2021.

O novo presidente eleito do Chile assumirá o cargo em 11 de março de 2026.

 

Quem é José Antonio Kast

Advogado e ex-deputado, José Antônio Kast, de 59 anos, líder do Partido Republicano, promete endurecer o combate ao crime e deter e expulsar cerca de 340 mil imigrantes sem documentos.

Com a eleição, será o presidente mais à direita desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, quando chileno, perseguidos políticos, desapareceram.

No ano passado, José Antônio Kast defendeu o legado do ditador chileno Augusto Pinochet.

O candidato eleito defende um “escudo fronteiriço” que inclui erguer um muro na fronteira com a Bolívia, cavar uma trincheira e mobilizar 3.000 militares para conter as entradas.

Kast e contra o aborto mesmo em casos de estupro.