Anvisa suspende venda de xarope por risco de arritmia grave

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a produção e venda de medicamentos que contenham a substância clobutinol, comum em xaropes para tosse.

A Anvisa publicou a suspensão no Diário Oficial da União, nesta semana, e vale para comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso dos produtos com clobutinol em todo o país.

Um parecer da Gerência de Farmacovigilância da Agência avaliou que os riscos associados ao uso dos produtos superam os benefícios, devido ao risco de arritmia grave. Pela avaliação, a situação é suficientemente grave para justificar a suspensão dos medicamentos que contenham a substância.

Arritmia é qualquer alteração no ritmo ou frequência dos batimentos do coração, que pode bater rápido demais (taquicardia), lento demais (bradicardia) ou de forma irregular. Ocorre por falhas no sistema elétrico cardíaco, resultando em sensações de palpitação, “trancos” no peito, desmaios ou tontura.

Pacientes que já têm medicamentos com clobutinol em casa devem interromper o uso e procurar orientação médica para encontrar alternativas seguras.

A Anvisa não detalha quais marcas específicas são afetadas. A medida vale para todos os medicamentos que contenham a substância.

O problema envolve, exatamente, a compra de medicamentos que podem ser vendidos sem receita médica.

 

Proibição da Europa

A proibição no uso do de medicamentos com clobutinol já aconteceu na Europa em 2007.

Leia a Resolução da Anvisa 1.684/2026 publicada no Diário Oficial da União.