O arcebispo da Arquidiocese de São Luís, Gilberto Pastana de Oliveira, acompanhado de padres de diversas paróquia, liderou a celebração de nome “Missa exequial pelo Papa Francisco”, na noite de segunda-feira (21), na Igreja da Sé.
O Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio) faleceu, aos 88 anos, às 2h35 de segunda-feira, dia 21 (7h35 no horário de Brasília), por causa de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, de acordo com informações do Vaticano. Ele enfrentava complicações de saúde decorrentes de uma pneumonia e estava em recuperação após mais de um mês internado.
Na Catedral Metropolitana de São Luís, Dom Gilberto Pastana destacou o papel transformador do Papa Francisco, que esteve à frente da Igreja Católica por doze anos.
Na homilia o arcebispo de São Luís ressaltou os valores promovidos pelo pontífice e sua capacidade de unificar a Igreja e defender a paz entre os povos e nações.
Outras cerimônias
Diversas paróquias do Maranhão realizaram cerimônias fúnebres em reverência ao papa falecido. Houve uma missa, às 15h de segunda-feira (21), no Santuário de São José de Ribamar.
Missas pelo Papa Francisco aconteceram, também, nas paróquias Mãe Divina Providência, Perpétuo Socorro, Boa Viagem, Divino Espírito Santo e Santíssima Trindade.
Terça-feira (22)
Nesta terça-feira (22) já houve celebração na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma, às 7h, e será realizada uma segunda na Paróquia São Maximiliano, no Vinhais, às 19h.
Domingo (27)
No próximo domingo (27), as missas de sétimo dia ocorrerão no Santuário de Nazaré às 6h30, 9h, 17h e 19h.
Brasileiros no conclave
O único cardeal brasileiro que não poderá participar do processo é Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, de 87 anos.
Até o momento, outros sete cardeais brasileiros estão na lista do Vaticano para participar do conclave.
– Jaime Spengler – Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos;
– João Braz de Aviz – Arcebispo emérito de Brasília, 77 anos;
– Leonardo Ulrich Steiner – Arcebispo de Manaus, 74 anos;
– Odilo Scherer – Arcebispo de São Paulo, 75 anos;
– Orani Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos;
– Paulo Cezar Costa – Arcebispo de Brasília, 57 anos;
– Sérgio da Rocha – Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos.
História do Papa
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história da Igreja, além do primeiro jesuíta e o primeiro a assumir o cargo após a renúncia de um predecessor na era moderna. Sua eleição, em 13 de março de 2013, surpreendeu o mundo e foi marcada por um forte apelo de renovação interna na Igreja.