Artigo | O Caminho dos Poetas

Por  Carlos Brandão

Governador do Maranhão

Pronto! Mais uma grande obra concluída, para a felicidade de maranhenses que aguardavam este projeto sair do papel há cerca de cinquenta anos. Muito mais do que isso: para o resgate de uma região que, de tão bela, serviu de inspiração para muitos escritores.

A obra que iniciamos em julho do ano passado está sendo entregue neste domingo (28), com toda a infraestrutura necessária. O já conhecido “Caminho dos Poetas” liga a cidade de Guimarães à praia de Araoca, em nosso Litoral Ocidental. Um verdadeiro paraíso que fica na Baía de Cumã e, agora, está definitivamente consolidado como um novo roteiro turístico no estado.

A estrada, que tem uma extensão de 19 km e recebeu investimentos do estado de aproximadamente R$ 16 milhões vai impulsionar o turismo e o desenvolvimento de muitos municípios próximos, como: Bequimão, Central do Maranhão, Cedral, Cururupu, Porto Rico, Serrano do Maranhão e Apicum-Açu. Além disso, atenderá diretamente a moradores de dez povoados, que terão a sua vida facilitada, principalmente na questão do transporte. E aí não podemos no esquecer de mais segurança para os alunos e rapidez no escoamento da produção local.

A mais famosa praia de Guimarães tem seu nome advindo da língua Tupi, dos Tupinambás, primeiros habitantes da cidade. Ara, significa ave; Oca é o mesmo que casa. Assim, a Casa de Ave nasceu e ficou, por muito tempo, com a visita às suas belezas naturais restrita a quem decidia se aventurar por uma estrada de terra com poucas condições de tráfego ou a moradores de sua vizinhança. Hoje, além de sua vasta extensão de areia e seu mar realmente encantador, chama a atenção também pela culinária de quem se estabeleceu vislumbrando o que ainda virá.

Com a pavimentação entregue, temos certeza de que a região vai se desenvolver bastante, fomentando o turismo e, por consequência, gerando renda para maranhenses que, antes, viviam em um certo isolamento. Promover novas perspectivas, investir em novos caminhos, têm sido saídas que buscamos para fazer com que, a cada dia, mais pessoas tenham acesso a oportunidades econômicas e possam garantir, significativamente, meios de produção e renda.

Em nosso lindo Litoral Ocidental se consolida um destino que ultrapassará as fronteiras do Maranhão. O “Caminho dos Poetas”, que reverencia Gonçalves Dias – falecido na Baía de Cumã – e Sousândrade – nascido em Guimarães -, entre tantos outros nomes ilustres, como Maria Firmina dos Reis – também filha da terra -, se tornará passagem obrigatória para a um cenário capaz de multiplicar novas inspirações.

A todas e todos os envolvidos no planejamento e execução desse projeto: nosso agradecimento especial. Saibam que o empenho de cada um vai significar a melhoria de vida de muitos maranhenses. E este será sempre nosso objetivo.

*Governador do Maranhão