Bebês da Maternidade Humberto Coutinho recebem sessão de fotos com temáticas de Páscoa

A equipe da Maternidade Humberto Coutinho, no município de Colinas, promoveu um momento de acolhimento às famílias internadas na UTI Neonatal da unidade, nesta Seamna Santa, com a realização de sessão de fotos dos bebês com roupinhas temáticas de Páscoa. A iniciativa proporcionou um momento de descontração e humanização entre colaboradores e pacientes.

Os bebês foram vestidos com meias de seda especialmente feitas para não causar desconforto, garantindo o bem-estar dos recém-nascidos. Além disso, as enfermeiras confeccionaram tiaras de coelhinhos e cenouras de feltro para complementar o visual dos bebês, adaptadas à temática da Páscoa.

“A ideia surgiu como uma forma de trazer um pouco de alegria para o ambiente da UTI Neonatal, especialmente durante esta época tão especial como a Páscoa. Queremos que os pais e familiares sintam-se acolhidos e que possam compartilhar momentos de ternura com seus bebês, mesmo diante das circunstâncias desafiadoras”, destacou Taylane Sipaúba, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente da unidade de saúde.

Laís Cristina da Silva Bispo, mãe de Ícaro Yuri, nascido no dia 15 de março, aprovou a iniciativa e ficou emocionada com as fotografias de seu filho. “Eu gostei, achei bem criativo, porque a gente ainda não tinha tirado nenhuma foto com ele desde a internação, e a celebração da Páscoa é um momento de alegria, a gente quer celebrar o nascimento de Cristo”, disse.

Alegria compartilhada também por Suellane Costa de Araújo, mãe da pequena Alicia Araújo, que nasceu com 37 semanas. “Gostei, foi um momento emocionante e eu pude participar com ela. Páscoa pra mim é a morte e ressurreição de Cristo, é uma data importante”, complementou.

Assistência materno-infantil

A Humberto Coutinho é considerada a terceira maior maternidade do Estado e, por isso, muitas gestantes recorrem aos serviços dessa unidade de saúde. Administrada pelo Instituto Acqua, oferece assistência materno-infantil com serviços de emergência e urgência que funcionam 24 horas, diariamente, para toda região do Médio Sertão Maranhense, alcançando 15 municípios. Em mais de cinco anos de funcionamento, foram mais de um 1,2 milhão de atendimentos.

A maternidade oferece todo suporte necessário para assistência no pré-parto, parto e puerpério, que inclui ambulatório especializado e triagem neonatal, com teste do pezinho, orelhinha, coraçãozinho, linguinha, além de exames de ultrassonografia, tomografia, ultrassom e análises clínicas. A unidade de saúde dispõe de quartos privativos com equipamentos e técnicas que garantem um parto respeitoso e humanizado.