Bloco da Saúde, no Circuito Litorânea, reforça prevenção às infecções sexualmente transmissíveis

Alegria, descontração e muita folia com ações de saúde, acesso à informação e serviços de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Este foi o enredo do Bloco da Saúde, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), como parte da programação do pré-Carnaval do Maranhão 2024.

O cordão da prevenção arrastou centenas de foliões, neste domingo (4), no Circuito Litorânea, em São Luís.

Na Tenda da Saúde, instalada no Circuito Litorânea, equipes da SES e, em especial do Departamento de Atenção às ISTs/Aids e Hepatites Virais, orientaram os foliões sobre as diversas formas de prevenção e realizaram a distribuição de preservativos, géis lubrificantes e autotestes para HIV.

Com o tema “Se tem crush, tem prevenção”, a concentração do Bloco da Saúde 2024 foi embalado ao som de atrações musicais da programação da Secma, como Herton Rá e Baile do TDN. Com o bloco na rua no Circuito Litorânea, a musicalidade e agito do grupo Argumento. A programação também contou com a apresentação de Fabrícia, animando os foliões no circuito.

Mais prevenção

Os insumos de prevenção também estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos serviços é possível acessar ainda estratégias para a prevenção a infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP).

A SES registrou 1.333 casos de Aids, no período de janeiro a dezembro de 2023. Desde o início da epidemia foram notificados no Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan), da base da SES, 1.860 casos de HIV, sendo 1300 casos (69%) em pessoas do sexo masculino e 560 (31%) casos em pessoas do sexo feminino.

Saúde no Carnaval 2024

E no período do carnaval, a partir de sábado (10), o Hospital de Campanha estará localizado na Praça Maria Aragão, iniciando os atendimentos, com horário de funcionamento das 18h às 2h30 da manhã. O último dia de atendimento será na terça-feira (13). A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em higienização para atender os foliões.

A SES disponibilizará, ainda, no período carnavalesco do Circuito Litorânea, três ambulâncias, sendo uma com estrutura de Unidade de Suporte Avançado (USA), com maca, prancha, umidificador, cilindro e bala de transporte para oxigênio, e mais outras duas unidades básica. No Circuito Beira-Mar, mais duas ambulâncias serão disponibilizadas para transporte sanitário, sendo uma unidade básica e outra com suporte USA.