Bombeiros maranhenses embarcam para Mato Grosso do Sul em missão contra os incêndios no Pantanal

Um grupo de 15 bombeiros do Maranhão embarcou para o Mato Grosso do Sul, com o objetivo de combater o desmatamento na região do Pantanal. A operação, que consiste no enfrentamento aos incêndios florestais e proteção do meio ambiente, contará com a expertise e a formação especializada desses militares. O comandante-geral da corporação, coronel Célio Roberto, acompanhou o embarque, na tarde desta quarta (14), no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, Tirirical.

O envio dos militares é parte de um esforço nacional, ao qual o Governo do Maranhão se une, para combater os incêndios que têm impactado o Pantanal. O objetivo é atuar para redução dos efeitos devastadores do desmatamento e proteção da biodiversidade local.

“Nossa equipe está altamente capacitada e pronta para enfrentar os desafios que encontrarão no Mato Grosso do Sul. A luta contra o desmatamento é uma responsabilidade de todos e nosso objetivo é contribuir para essa preservação, que é vital para o equilíbrio ecológico global”, avalia o comandante-geral, coronel Célio Roberto.

Os bombeiros que compõem a equipe receberam treinamento intensivo para lidar com as particularidades dos incêndios em florestas tropicais. Recentemente, participaram do curso INC Florestal, que segue padrão nacional, é referência no país em treinamento do bombeiro militar e habilita para atuação nestas operações, em qualquer região.

Na capacitação, eles tiveram acesso a técnicas avançadas de combate a incêndios, estratégias de manejo de queimadas e o uso de equipamentos de proteção específicos. Ou seja, estão prontos para enfrentar os desafios da vegetação densa e condições climáticas da região.

“A habilidade da tropa é um diferencial nesta operação, pois, os militares concluíram, recentemente, a capacitação INC florestal, que habilitou para missões nacionais deste porte e este aprendizado já será colocado em prática”, explicou o 3°sargento Lucas Sá.

Para o aspirante Alexandre Anchieta, “essa operação é uma oportunidade para praticar, trabalhar em equipe, conhecer outras realidades em termos de cenários de desastres e o principal,  ajudar o próximo e cumprir nossa missão de salvar vidas”.

O envio dos bombeiros é parte de um esforço nacional, ao qual o Maranhão se une, para combater os incêndios que têm impactado a região do Pantanal. Eles vão compor equipe de apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBio), integrando a operação Guardiões do Bioma/Queimadas II – Pantanal – MS.