Brandão participa de celebração das primeiras 100 mil toneladas de fertilizantes transportadas via corredor Arco Norte

O governador Carlos Brandão participou, nesta quarta-feira (14), da solenidade que comemorou o transporte das primeiras 100 mil toneladas de fertilizantes no novo corredor ferroviário do Arco Norte, que liga o Porto do Itaqui, em São Luís (MA) à Palmeirante (TO). A celebração aconteceu na sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e contou com a presença dos governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa; do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França; do CEO interino e diretor-executivo Financeiro, de Supply Chain e de Serviços da VLI, Fábio Marchiori, e do CEO da COPI, Guilherme Eloy.

O projeto é um investimento de cerca de R$ 400 milhões feito pelas companhias de soluções logísticas integradas e multimodais VLI e a COPI. Agora, o trem sai do Porto do Itaqui levando fertilizante até Palmeirante e volta trazendo grãos. Esta logística vai dinamizar o setor agrícola de toda a região.

Brandão destacou outros desdobramentos positivos. “Com isso o Maranhão avança, gera empregos e renda. Além disso, vai resultar na atração de mais investimentos para o nosso estado”, disse o governador.

Durante a solenidade, foi feito o descerramento simbólico da placa de inauguração da ferrovia, a entrega simbólica de vagões, e de placas de inauguração aos governadores Carlos Brandão, Wanderlei Barbosa e ao ministro Márcio França.

A repórter Quecia Carvalho tem mais detalhes: