Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, neste 20 de novembro

O Brasil celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20). Depois da promulgação de um decreto presidencial, em 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. Durante esta semana, órgãos públicos, empresas e instituições sociais com sindicatos e ONGs estão com programações referente a data.

A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, e que já era feriado em alguns estados e municípios do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade.

É um dia, e semana, para refletir sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o feriado (que começou na sexta-feira, 15 de novembro) e está sendo prolongado neste ano. Isso ocorrerá porque a cidade está recebendo, desde segunda-feira (18), a Cúpula de Líderes do G20 de 2024.

CCN-MA no Festival Zumbi Vive

O Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA) participa do Festival Zumbi Vive, ao lado de outros grupos de movimentos sociais, do campo e da cidade. O evento é uma homenagem ao maior líder dos movimentos pelo fim da escravidão no Brasil Zumbi dos Palmares.

O festival é no Armazém do Campo (Rua de Santaninha, 418, Praça Deodoro, em São Luís).

Nas redes sociais, o CNN-MA divulgou postagem na qual reforça a importância de combater o racismo e a desigualdade social. “Essa data é um marco na luta por uma sociedade com justiça social, celebrando o legado de resistência e liberdade deixado por Zumbi e pelos movimentos negros”.

A postagem o CNN-MA continua: “O Festival Zumbi Vive convida você a celebrar essa história de coragem e a valorizar a rica cultura afro-brasileira. Vamos juntos reconhecer as contribuições históricas e artísticas que moldaram nossa identidade nacional, unindo forças para fortalecer os laços de solidariedade e luta”.

Participam do festival os artistas e grupos culturais Rosa Reis, Mestre Roxa, Mandingueiros do Amanhã, Bloco Akomabu, Joãozinho Ribeiro e amigos, Tambor de Crioula Filhas de São Benedito, Maverick, Marco Gabriel, Patrícia Medeiros, Chico Nô, Aziz Junior, Ruaní e DJ Pedro Dreadlock.

Seminário em São Luís

Em São Luís, acontece o II Seminário Estratégias para Enfrentamento ao Racismo Institucional, nesta terça-feira (19), das 8h às 18h, Auditório da Escola de Governo (EGMA), Rua da Estrela, 540, Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

A segunda edição do evento discute práticas antirracistas e políticas públicas para fortalecer a equidade e combater o racismo institucional no serviço público.

Promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), por meio da Escola dos Conselhos Elisângela Correia Cardoso, o evento visa ampliar a compreensão sobre as relações raciais, direitos humanos e políticas públicas para fortalecer ações de equidade no serviço público.

Com o tema “Consciência racial para além do 20 de novembro”, o seminário proporciona uma reflexão aprofundada sobre o racismo e o papel do Estado na proteção e valorização da diversidade racial e cultural.