Bumba Meu Boi é certificado como Patrimônio Cultural da Humanidade  

Quase seis anos depois de ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (em dezembro de 2019), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão recebeu o certificado do reconhecimento.

A solenidade de entrega do certificado, realizada nesta semana, na Capela de São Pedro, em São Luís (MA), foi marcada por uma grande festa popular. Começou na Casa das Minas, na Rua São Pantaleão. Em seguida, houve um cortejo de grupos de Bumba Meu Boi seguiu em direção à Capela de São Pedro.

Presentes, o governador Carlos Brandão; a diretora da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto; o secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Laudemar Aguiar; e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass.

Jovchelovitch Noleto entregou, nas mãos do governador, o certificado expedido pela UNESCO, em reconhecimento à singularidade cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão.

“O Patrimônio Imaterial reconhece todos os aspectos da riqueza do bumba meu boi, tanto os aspectos religiosos, quanto históricos, culturais, os diferentes sotaques, os mestres, mestras e brincantes. É com grande alegria que a gente faz a entrega desse título hoje em São Luís”, explica Marlova Jovchelovitch Noleto

O ato ratificou o título do Bumba Meu Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A entrega da certificação em terras maranhenses foi um pedido do governador do Maranhão, Carlos Brandão.

 

Singularidade e tradição do bumba meu boi

O bumba meu boi maranhense a sétima manifestação cultural do Brasil a integrar a lista da UNESCO.

Outras manifestações brasileiras reconhecidas

  • Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003);
  • Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005);
  • Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012);
  • Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013);
  • Roda de Capoeira (2014);
  • Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal (2024).