Campanha Dezembro Vermelho reforça a prevenção contra a AIDS no Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, neste mês de dezembro, a Campanha Dezembro Vermelho.

A abertura da programação ocorre com o I Workshop Regional de Experiências Exitosas e Boas Práticas, nesta segunda-feira (1º), no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (CEPRAMA), em São Luís.

O foco debatido no workshop, com a presença de profissionais da saúde, é a prevenção combinada, acolhimento e resposta comunitária livre de estigma e discriminação.

 

Campanha nacional

A mobilização, no Maranhão, faz parte de uma campanha nacional dedicada à prevenção, assistência e proteção relacionadas ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Neste ano, a campanha no estado adota o tema “Nascer sem HIV e Viver sem Aids”, reforçando o compromisso com a redução de desigualdades e a ampliação do acesso às estratégias de prevenção e cuidado ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Atividade no mês de dezembro

As ações do Governo do Maranhão, por meio da SES, seguem ao longo do mês com atividades educativas, rodas de conversa, testagem rápida, vacinação e debates em unidades de ensino, serviços de saúde e espaços comunitários.

As iniciativas dialogam com públicos diversos, como jovens, idosos, comunidades tradicionais, pessoas em situação de vulnerabilidade e profissionais da saúde, reforçando a importância da informação e do cuidado contínuo.

 

Números da AIDS

Entre 2022 e 2025, o Maranhão registrou 9.049 casos de HIV, 3.284 de Aids, 782 gestantes vivendo com HIV e 1.405 óbitos relacionados a complicações da doença. Somente em 2024, foram contabilizados 2.568 casos de HIV, 629 de Aids, 201 gestantes diagnosticadas e 358 óbitos. Em 2025, até o fim de outubro, o estado já notificou 1.414 casos de HIV, 124 gestantes vivendo com o vírus e 265 óbitos.

Como forma de apoiar os 217 municípios, a SES mantém a distribuição contínua de insumos de prevenção — testes rápidos, autotestes, PrEP, PEP, preservativos internos e externos, gel lubrificante e outros materiais — fortalecendo a atuação da Atenção Primária em Saúde (APS) em testagem, pré-natal qualificado e acompanhamento de pessoas que vivem com HIV.

 

Estratégia da campanha

A chefe do Departamento de IST/Aids e Hepatites Virais da SES, , reforça que a mobilização é estratégica para manter a população informada e engajada.

“Quando falamos de HIV e outras IST, estamos falando de direitos, de cuidado e de vida. Informar, testar, tratar e acolher são ações que precisam ser contínuas e compartilhadas. A campanha Dezembro Vermelho nos lembra da importância de fortalecer essa resposta com a sociedade”, pontua Jocélia Frazão.

 

Brasil

No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já alcançaram o status de indetectáveis, resultado das estratégias de cuidado que garantem qualidade de vida e interrompem a cadeia de transmissão do HIV.