Cerca da metade dos inscritos deixa de fazer as provas do Concurso Nacional Unificado  

A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, afirmou que cerca de 1 milhão, dos cerca de 2,11 milhões de candidatos inscritos em todo o Brasil e Distrito Federal, deixa de comparecer às provas. O gabarito oficial sai nesta terça-feira (20).

As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), aplicadas no domingo (18), tiveram 36 versões, ao todo, como parte do esquema antifraude. Estavam distribuídas entre os 8 blocos, que correspondem às áreas com vagas em jogo.

As notas finais serão divulgadas em outubro. A lista final dos aprovados será divulgada em 21 de novembro. Em janeiro de 2025 começarão as convocações para a posse dos aprovados, bem como para os cursos de formação em carreiras específicas.

Estão sendo oferecidas 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. O certame terá, também, um banco de candidatos, com mais de 13 mil classificados que ficarão na lista de espera, com a possibilidade de novas convocações, inclusive para vagas temporárias que surgirem.

Ministra

De acordo com Esther, o Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção e o Ceará teve a maior. Segundo ela, a taxa de abstenção ficou abaixo de que outros certames recentes, como o do Banco Central.

Durante coletiva, a ministra disse que a taxa de abstenção foi puxada sobretudo pelos faltantes que concorriam a vagas de ensino médio, enquanto os candidatos de nível superior compareceram em maior número.

“O maior percentual de abstenção foi no nível médio, o bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de [abstenção] de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. E o que destoou mesmo foi o nível intermediário”, avaliou a ministra.

Maranhão

No Maranhão, as provas foram aplicadas em 162 locais, em 2.508 salas. No total, 77.653 pessoas se inscreveram no estado. O local com o maior números de candidatos para fazer a prova, no Maranhão, foi a unidade da Universidade Ceuma localizada no Renascença, em São Luís. com o total de 5.748 candidatos.

As provas foram aplicadas nos municípios de Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís.

Salários e resultado final

Os salários básicos iniciais dos aprovados variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, conforme o cargo.