Chiclete com Banana, Wesley Safadão e Zeca Baleiro, neste domingo (11), no Carnaval do Maranhão

O Carnaval do Maranhão está conseguindo pleno êxito. A estrutura com camarotes obteve sucesso e o clima descontraído favoreceu os vendedores autônomos como os que fazem parte do Programa Mais Renda, do Governo do Estado. O público está se divertindo com segurança e animação.Neste domingo (11), segunda (12) e terça-feira (13) de carnaval, a programação começa sempre às 11h, no Circuito Litorânea, e às 17h, no Circuito Beira-Mar.

No Circuito Litorânea, neste domingo, a maior atração é o grupo Chiclete com Banana, uma banda que já faz parte da história da música brasileira. Tem, também, o Bicho Terra com repertório de músicas consagradas do carnaval maranhense e muito mais.

No Circuito Beira-Mar, os nomes nacionais, neste domingo, são Wesley Safadão e Zeca Baleiro com o seu Baile do Baleiro. Mas tem, também, reggae e a fina música afro do Maranhão, entre outras a trações.
Nos cinco dias de folia, o Carnaval do Maranhão tem 16 atrações nacionais e 51 atrações de artistas locais comandando o carnaval na Avenida Litorânea e no Circuito Beira-Mar, em São Luís.

A festança tem o patrocínio da empresa Vale e do Mateus Supermercados, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Os dois circuitos vão dispor de postos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), banheiros químicos, recursos de acessibilidade, espaços para ambulantes credenciados, espaço Mais Renda e arquibancadas.

Folia com ação conjunta

Evento realizado pelo Governo do Estado do Estado, sob a coordenação da Secma, o Carnaval do Maranhão 2024 reúne, para além da festividade, a atuação de grande staff de servidores públicos estaduais na realização do festejo.

Participam diretamente da execução do Carnaval do Maranhão 2024 as Secretarias de Turismo (Setur), Saúde (SES), Comunicação (Secom), Segurança Pública (SSP), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Sema), Mulher (Semu), além da empresa estatal Maranhão Parcerias (Mapa) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

A ação conjunta entre secretarias e órgãos de Estado garantiu a estruturação de dois grandes circuitos carnavalescos. No Circuito Beira-Mar, os foliões contarão com diversas ações estaduais como o Recicla Folia, Mais Renda, campanha de combate ao assédio sexual e a Operação Carnaval Seguro, que vai utilizar mais de 7 mil policiais na segurança do carnaval em todo o Maranhão.

Camarotes no Circuito Litorânea

Uma das grandes novidades do Carnaval do Maranhão 2024 é a cessão de áreas para a instalação de camarotes comercializados pela iniciativa privada no Circuito Litorânea. A estratégia já é utilizada em cidades como Olinda (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) e é um projeto piloto liderado pela Maranhão Parcerias (Mapa).

Os recursos arrecadados pela Maranhão Parcerias serão direcionados às políticas públicas de saúde. De acordo com o previsto em edital, 25% do lucro líquido obtido pelas empresas com a exploração econômica do espaço será destinado à compra de equipamentos para uma Policlínica em instalação na cidade de São José de Ribamar.

Recicla Folia

Batizado de Recicla Folia, o projeto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) visa apoiar o trabalho dos catadores, garantir uma festa mais limpa e sustentável e promover geração de renda.

O Recicla Folia promove ações educativas e o descarte adequado de resíduos sólidos, como garrafas, latinhas, copos plásticos, papel entre outros. O projeto beneficia catadores de recicláveis com distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) como botas, luvas e protetores auriculares, logística e alimentação.

Os materiais recolhidos são encaminhados para as cooperativas onde passarão por processo de reciclagem, resultando no reaproveitamento desses insumos como fonte de renda.

Hospital de Campanha

A partir de sábado (10), o Hospital de Campanha estará aberto para atender foliões do Circuito Beira-Mar. Localizado na Praça Maria Aragão, o hospital de campanha inicia os atendimentos às 18h e segue aberto até às 3h, durante os dias de folia. O último dia de atendimento será na terça-feira (13).

O hospital de campanha conta com leito de estabilização, leitos de observação e poltronas para medicação. Uma ambulância também estará à disposição da equipe no local para transferir, quando necessário, os pacientes às unidades de referência. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em higienização para atender os foliões.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizará ainda no Circuito Litorânea três ambulâncias, sendo uma com estrutura de Unidade de Suporte Avançado (USA), com maca, prancha, umidificador, cilindro e bala de transporte para oxigênio, e mais outras duas unidades básica.

No Circuito Beira-Mar, mais duas ambulâncias serão disponibilizadas para transporte sanitário, sendo uma unidade básica e outra com suporte USA. Em caso de ocorrências, os encaminhamentos serão feitos de acordo com sua complexidade.

Cerca de um milhão de preservativos dos tipos interno e externos e géis lubrificantes, além de 5 mil autotestes serão distribuídos por equipes da SES, nos Circuitos Litorânea e Beira-Mar, em São Luís.

Operação Carnaval Seguro

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) intensificará o policiamento durante o Carnaval do Maranhão. Polícia Militar, Polícia Civil, Centro Tático Aéreo e Corpo de Bombeiros estarão nas ruas para garantir uma festa segura a todos os maranhenses e turistas

No total, 7 mil policiais militares atuarão em todo o estado, 1.500 deles e centenas de viaturas no interior do estado, e outros 600 policiais, diariamente, na Grande São Luís, principal palco da festa promovida pelo Governo do Maranhão, com apoio logístico centenas de viaturas.

Cerca de 250 policiais civis estarão em unidades móveis e pontos estratégicos na Grande São Luís, região em que o Corpo de Bombeiros atuará da seguinte forma: Em viaturas, com drones e efetivo a pé no Circuito Beira-Mar e com outras cinco viaturas, dois quadrículos, duas moto aquáticas, drone, guarda-vidas e agentes a pé.

Estudo de movimentação econômica

A equipe de pesquisadores do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) já está em campo realizando Estudo de Movimentação Econômica do período carnavalesco. O estudo estima a movimentação econômica em todo o estado em diversos setores.

O estudo analisa a receita dos negócios, as ocupações geradas no período, movimentação turística, arrecadação, entre outros. Os pesquisadores estarão nos circuitos da Avenida Beira-Mar e Avenida Litorânea devidamente identificados entrevistando vendedores e foliões.

Mais Renda e Minha Renda

A política estadual de geração de emprego e renda estará presente nos cinco dias de carnaval, com duas praças de alimentação para dezenas de beneficiários do programa Mais Renda nos circuitos da Avenida Beira-Mar e Avenida Litorânea, com acompanhamento técnico todos os dias de festa.

A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas sejam contempladas com os equipamentos do Mais Renda e 3 mil beneficiários do Minha Renda desenvolvam atividades comerciais no período carnavalesco em todo o Maranhão. Os dois programas são executados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Prevenção ao assédio no Carnaval

A Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em parceria com a Secma, iniciou desde as prévias de Carnaval a campanha “Compartilhe alegria e respeito: não é não”.

A campanha se desenrola também em parceria com toda a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, incluindo a Casa da Mulher Brasileira, e visa não apenas conscientizar, mas também proporcionar apoio concreto durante os eventos carnavalescos.

Turismo em alta

Dados do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), ligado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), apontam que a taxa de ocupação hoteleira na capital, onde se concentram os dois circuitos oficiais, era de 79,5%, duas semanas antes do período oficial da folia. Agora, já há hotéis da orla da cidade com 100% dos quartos reservados.

Também para o Carnaval, de 9 a 16 de fevereiro, houve incremento da malha aérea no Maranhão, por meio do diálogo constante da Setur-MA com as companhias aéreas. Uma delas anunciou aumento de 59% do número de pousos em aeroportos maranhenses, em comparação com o mesmo período de 2023.

Nas ruas, no último domingo (4) de previas carnavalescas, uma blitz do programa “Mais Infância, Mais Turismo”, da Setur, percorreu o circuito, bares e hotéis da Avenida Litorânea para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Divulgação na imprensa e nas mídias digitais

Desde as prévias carnavalescas, a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom-MA) vem atuando na produção e divulgação de reportagens em vídeo e press releases para informar à população e à imprensa de todo o país, os detalhes da programação e outros dados relacionados ao Carnaval 2024. A pasta também atua na divulgação da festa com a veiculação de conteúdo em diversos canais e redes sociais digitais, além de ações de marketing e publicidade da festa.A Rádio Timbira AM 1290 kHz, emissora estatal gerida pela Secom, também vem divulgando detalhes do evento e fará a cobertura completa da programação.

Carnaval em todo o Maranhão

Durante a coletiva de imprensa que formalizou o lançamento do Carnaval do Maranhão 2024, o governador Carlos Brandão frisou que, além dos circuitos de folia em São Luís, mais de 70% das cidades maranhenses confirmaram a realização de festas de Carnaval, com apoio de recursos estaduais, destinados via emendas parlamentares.

“Mais de 70% dos municípios vão fazer o carnaval por conta das emendas de deputados. Nós fizemos o pagamento das emendas para que os parlamentares pudessem destinar recursos aos seus municípios. De modo que o carnaval está presente na grande maioria dos municípios”, explicou Brandão.

Foto/Divulgação: Circuito Litorânea no Carnaval do Maranhão 2024

Programação

Domingo (11) – Litorânea
11h – GRUPO INTIMAÇÃO
12h – BLOCÃO DO JACARÉ
13h – BICHO TERRA
15h – FEIJÃO COM ARGU
16h – CHICLETE COM BANANA

Domingo (11) – Beira-Mar
17h – BLOCO AFRO GDAM
18h30 – THAIS MORENO
19h – BLOCO JAMAICA BRASILEIRA
19h30 – FLÁVIA BITTENCOURT + ÀTTOOXXÁ
20h30 – BANDA VEM BB
21h – WESLEY SAFADÃO
22h30 – MÁQUINA DE DESCASCAR’ALHO
23h – BAILE DO BALEIRO
24h30 – BLOCO 24 por 48

Segunda (12) – Litorânea
11h – BLOCO SÓ SAFADOS
12h – VAMU DI SAMBA
13h – MAYARA LINS
15h – JONAS ESTICADO
16h – CLAUDIA LEITTE

Segunda (12) – Beira-Mar
17h – AFRO DIDARA
18h – BLOCO 100 LIMITES
18h30 FABIANA ALVES
19h30 BLOCO MATRACA ELÉTRICA
20h – DRESSAH
21h – VAGABUNDOS DO JEGUE
22h – MESA DE BAR
23h – FERNANDA FURTADO
23h30 – LAUANA PRADO
24h:30 – RAIZ TRIBAL

Terça (13) – Litorânea
11h – BLOCO SOU DO POVÃO
12h – ESCANGALHADA
13h – ERICK ANDRADE
15h – É O TCHAN
16h – BELO

Terça (13) – Beira-Mar
17h – PRÍNCIPE DE ROMA
18h – JEGUE FOLIA
18h30 – MÁKINA DU TEMPO
19h30 – RESENHA DO PODER
20h – PAULINHO MELODIA
21h – BLOCÃO SAMBA DI RUA
22h – SINDICATO DO SAMBA
23h – BLOCO DO REGGAE
23h30 – GERALDO AZEVEDO
24h30 – ARGUMENTO