Milhões de pessoas foram às ruas de Belém do Pará, no domingo (12), no Círio de Nazaré. A procissão atraiu 2,5 milhões de romeiros pelas ruas da cidade.
Os festejos em celebração a Maria, a mãe de Jesus Cristo, movimentou católicos em várias cidades brasileiras. Em Aparecida, no interior de São Paulo, os fiéis lotaram a catedral de Nossa Senhora Aparecida, o maior templo católico do país.
Em São Luís, o governador Carlos Brandão acompanhou a missa campal realizada no domingo (12), na Paroquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no bairro do Cohafuma.
No bairro do Cohatrac, também em São Luís, prossegue a festa de Nossa Senhora de Nazaré, que começou no dia 1º de setembro continua até o próximo domingo, dia19 de outubro.
Círio de Nazaré em Belém do Pará
Na 233ª edição Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior procissão católica do Brasil, saiu da Catedral da Sé, em Belém do Pará, depois das 7h. Percorreu 3,6 km até chegar à Praça Santuário, no bairro de Nazaré, por volta de 12h, meia hora mais cedo que no ano anterior.
A procissão teve início com uma missa, conduzida por Dom Alberto Taveira, às 6h15. Em seguida, a Imagem foi colocada na berlinda às 7h28, para início do percurso.
Como de costume, a berlinda percorreu o centro histórico de Belém, passando pelo Ver-o-Peso (a maior feira a céu aberto da América Latina), Estação das Docas, seguindo pela Av. Presidente Vargas, Praça da República e avenidas do bairro de Nazaré em cerca de seis horas.
A programação oficial da Festa de Nazaré segue ao longo de outubro até o Recírio, no dia 27 de outubro, quando a imagem retorna para a Catedral de Belém.
Festejo de Aparecida no Cohafuma
O governador Carlos Brandão acompanhou a missa campal realizada, neste domingo (12), na Paroquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma. A celebração foi conduzida pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, e marcou o encerramento do Festejo de Aparecida, iniciado no dia 3 deste mês.
O momento de fé, devoção e alegria contou com a participação de vários fieis, líderes políticos, gestores públicos e empresários.
Nossa Senhora de Nazaré no Cohatrac
Em São Luís, a festa de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac teve início no dia 1º de setembro e prossegue até o próximo domingo, dia 19.
Em setembro ocorreram o Círio Ecológico (13 de setembro), o Círio Solidário e a Feira do Agricultor (20 de setembro), a Carreata e Bênção dos Automóveis (27 de setembro) e a Romaria Ciclística (28 de setembro).
Em outubro teve o Círio das Crianças (03 a 05), a Corrida Rústica (11) e a Romaria do Círio (11).
Outro momento aguardado é a Romaria Marítima, marcada para os dias 24 e 25 de outubro, com missa e pernoite da imagem na Capela de São Pedro, além da travessia até a Praia Grande.
No dia 19 de outubro haverá a Grande Procissão do Círio, que terá concentração às 17h na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cohab, e chegada ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no bairro do Cohatrac, onde será celebrada a missa de encerramento às 18h30.
Durante todo o período, também serão realizadas peregrinações com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em instituições como órgãos públicos, escolas, hospitais e residências de devotos.