Com o tema “Fraternidade e Moradia”, CNBB lança Campanha da Fraternidade 2026

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, nesta Quarta-feira (18) de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2026.

O tema deste ano é “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós”.

O foco direto da campanha está no direito à habitação digna para os cerca de 6 milhões de famílias no Brasil sem moradia adequada.

A cerimônia de lançamento da campanha acontece às 10h desta quarta-feira (18), no auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília.

Participam bispos, representantes de pastorais sociais, movimentos populares, organismos e parceiros da Igreja.

O momento marca o início das mobilizações da Campanha em todo o país e apresenta oficialmente os objetivos, subsídios e propostas pastorais da edição de 2026.

A cerimônia contará com a participação do secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoerpers; e do secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen.

Na solenidade haverá a apresentação do tema e do lema, além do convite à participação das comunidades durante o tempo da Quaresma e divulgação de vídeos.

 

Sobre a Campanha da Fraternidade

Completando mais de 60 anos, a Campanha da Fraternidade (CF) se consolidou como uma força vital da Igreja Católica no Brasil, unindo o compromisso da evangelização à urgência das causas sociais.

Tradicionalmente celebrada durante a Quaresma, essa iniciativa mobiliza fiéis e comunidades em um itinerário que integra a oração e a penitência a gestos concretos de cuidado com os mais desfavorecidos.

 

No Maranhão, a abertura da Campanha da Fraternidade 2026, da Igreja Católica, será, no sábado (21), no Castelinho

A Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizará a abertura da Campanha da Fraternidade 2026, neste sábado (21), no Ginásio Castelinho, no bairro do Barreto, em São Luís.

Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a campanha convida a sociedade a refletir sobre a dignidade da moradia como direito fundamental, iluminando a vivência da fé e da solidariedade.

A concentração tem início às 15h, seguida por Missa presidida pelo Arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom Gilberto Pastana, às 17h. A celebração contará com a concelebração dos padres da Arquidiocese e fiéis de 59 paróquias, vindos de 15 municípios.

Autoridades civis, representantes de instituições sociais e demais interessados na causa também são esperados, num público total de mais de 8 mil pessoas.